30 de mai. de 2009

Fórum sobre Padrões de Informação em Registro Pessoal de Saúde

TI do Hospital Sírio-Libanês promove um OPEN FORUM sobre Padrões de Informação em Registro Pessoal de Saúde (Personal Health Record)
No próximo dia 3 de junho, a área de Tecnologia da Informação do HSL promoverá um Open Forum sobre Padrões de Informação em Registro Pessoal de Saúde (Personal Health Record) que trará para o debate temas atuais da Informação na Saúde como Padrões Nacionais e Internacionais de Informação em Saúde, Harmonização com padrões internacionais de terminologia médica (Snomed, Loinc) e a Interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde.
O destaque do evento será a presença do palestrante estrangeiro JOHN RITTER, renomado especialista de Tecnologia da Informação na área da Saúde. Contaremos ainda com a presença das Dra. JUSSARA MACEDO PINHO ROTZSCH e da Dra. BEATRIZ LEÃO.
JOHN RITTER é o Gerente de Tecnologia da SNOMED Terminology Solutions Division do College of American Pathologists, além de Diretor da Diagnostic Intelligence and Health IT Initiative (DIHIT), Presidente do HL7 EHR Working Group; e membro do Comitê Técnico da ISO TC/215 .
A Dra. JUSSARA MACEDO PINHO ROTZSCH é a Gerente Geral de Integração com o SUS da AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) e a Dra. BEATRIZ LEÃO é Presidente do Conselho Consultivo do Instituto HL7 Brasil.
O evento é gratuito, voltado para a área de TI, e conta com o apoio do Instituto HL7 Brasil e é voltado para empresas de Tecnologia em Saúde, gestores de TI em hospitais, clínicas e instituições, desenvolvedores de soluções de informática, instituições acadêmicas e informática, com foco em saúde.
Para participar, é necessária a confirmação da sua presença através do e-mail fabiana.barbeito@hsl.org.br
  • Serviço :
  • Evento: Padrões de Informação em Registro Pessoal de Saúde (Personal Health Record)
  • Data: 3 de junho de 2009
  • Horário: 14:00 ás 16:30 hs
  • Local: Auditório I do IEP/HSL - Rua Cel. Nicolau dos Santos, 69 – Bela Vista
  • Programa :
Arquitetura de Sistemas Integrados - Dra. Beatriz Leão
Terminologia e Vocabulários em Sistemas de Informações em Saúde - Dra. Jussara Macedo Pinho Rotzsch
Padrões de Informação em Registro de Informação em Saúde - John Ritter
Espaço aberto para discussão com os palestrantes
Fonte: SBIS News - Grupo de notícias Yahoo

29 de mai. de 2009

P2D - Prontuário eletrônico universal é lançado na Hospitalar 2009

A P2D, empresa de tecnologia em saúde, com sede em São José dos Campos, lança na Feira Hospitalar 2009 o Prontuário Eletrônico Universal P2D – moderno e inovador, desenvolvido para organizar, centralizar e facilitar os registros de saúde dos clientes de consultórios e clinicas.

O prontuário universal é um sistema que atende a praticamente todas as especialidades médicas, está disponível em português e conta com um banco de dados atualizado dos médicos com CRM ativo no Brasil, com praticamente todos os exames de diagnósticos disponíveis atualmente, bem como todos os medicamentos regulamentados no Brasil.

Com poucos cliques, o médico poderá verificar sua agenda, selecionar o paciente a ser atendido, monitorar a fila de espera, elaborar a ficha de anamnese, solicitar exames complementares, prescrever medicamentos, além de documentar toda a consulta ao mesmo tempo em que conversa com o paciente.

“O prontuário eletrônico universal é uma ferramenta para por fim ao uso de papéis, pastas, fichas e prontuários manuais nas clínicas e consultórios. Atualmente os pacientes chegam às consultas com muitas pesquisas feitas na internet e o médico tem que acompanhar a evolução da informação. Para isso, nada melhor do que centralizar todas os dados em um sistema online, prático, organizado e funcional”, comenta Alexandre Marcelo, sócio fundador da P2D.

As principais características do sistema:
. Organiza e centraliza todas as informações de saúde do paciente em um único lugar
. Acessível a qualquer momento, de qualquer lugar
. Armazenamento seguro dos dados, backup gerenciado pela P2D
. Rigoroso controle de acesso - senha, certificado digital ou biometria
. Compartilhamento de dados com o corpo clínico
. Economiza tempo - elimina trabalhos burocráticos
. Personalizável a todas as especialidades de saúde
. Possibilidade de importação de dados de outros softwares – sem perda do histórico ao migrar para o prontuário P2D
. Digitalização e indexação de documentos impressos – transforma seu acervo de prontuários em papel em um eficiente acervo digital
. Prontuários com valor legal.

“A P2D permite uma visão longitudinal da saúde dos indivíduos, reunindo informações do passado, atuais e perspectivas para o futuro. Essa reunião de dados, quando bem analisada, auxilia na prevenção, no diagnóstico e no tratamento clínico”, declara Ricardo Auriemo, sócio da Touch Tecnologia e da P2D.

Tecnologia P2D - Com uma interface simples e fácil, o prontuário universal P2D segue padrões internacionais de tecnologia, o que garante a sua integração com centros de diagnósticos e hospitais.

O produto é hospedado em data center com alta confiabilidade e excelente desempenho, portanto o aplicativo pode ser utilizado em praticamente qualquer computador conectado à internet.

Prontuário eletrônico universal P2D -
O prontuário universal P2D poderá ser contratado pelo site - http://www.p2d.com.br/ e é comercializado seguindo o modelo de licenciamento de uso em Consultórios, Centros Clínicos e Universidades. A assinatura mensal custa R$ 99,00 e os primeiros 30 dias são gratuitos.

A P2D foi fundada por engenheiros da USP e ITA em 2007. Desde o início a P2D recebeu o reconhecimento de importantes competições de empreendedorismo como: Desafio GV Intel de Empreendedorismo, Venture Capital e o Idea to Product Competition.

Perfil - Em 2009, a P2D juntou-se ao grupo Touch Tecnologia, responsável pelo sistema de gestão operacional da DASA (Diagnósticos da América), a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, que hoje processa mais de 100.000 exames por dia, em todo o Brasil.

A missão da P2D é organizar a informação de saúde dos indivíduos, tornando-a universalmente acessível e útil. O Prontuário Universal P2D é uma plataforma de internet com capacidade para armazenar milhões de registros clínicos e oferece a possibilidade de integração com diversos outros sistemas do setor de saúde. No futuro, a P2D espera reunir mais de 80 mil Profissionais de Saúde e cerca 40 milhões de usuários.
Fonte: Fator Brasil

28 de mai. de 2009

Anti-hipertensivo desenvolvido na UFMG obtém patente na China

Um medicamento anti-hipertensivo com sistema de liberação controlada, desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, é a primeira patente da instituição na China. Há também pedidos de proteção em análise na Coréia, nos Estados Unidos, Europa, Índia, Japão e México.
O anti-hipertensivo foi formulado a partir do peptídeo angiotensina (1-7). A metodologia patenteada diminui a velocidade de absorção do medicamento no organismo e aumenta a sua eficácia.
A tecnologia foi desenvolvida pelos professores Rubén Dario Sinisterra, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas, Frédéric Jean Georges Frezard e Robson Augusto Souza dos Santos, ambos do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas, e por Ana Paula Nadu, doutora pela UFMG.
A patente foi depositada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual em 2001 e, em 2002, no PCT (Patent Cooperation Treaty).
A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG está recebendo propostas de empresas interessadas no licenciamento dessa tecnologia.
Há cerca de 250 patentes brasileiras depositadas na China. Além da que foi concedida, a UFMG possui mais uma em análise, a “Preparation of formulations of angiotensin II AT1 receptors antagonists for the treatment of arterial hypertension, other cardiovascular illnesses and its complications” (China 02810681.4).
A patente da UFMG concedida na China foi licenciada, em 2005, pela COINFAR, que tem os direitos de produção e comercialização do medicamento. A COINFAR é uma joint-venture entre as empresas Aché, Biolab Sanus e União Química, que se dedica à descoberta e desenvolvimento de novos compostos de alto potencial terapêutico derivados da biodiversidade brasileira.
Dentro de um ano a um ano e meio, o medicamento deverá chegar ao mercado para uma de suas aplicações, que a disfunção erétil. Para controle da hipertensão não há previsões de quando ele estará disponível.
Testes
Os testes pré-clínicos foram feitos e há uma autorização do Comitê de Ética da Escola Paulista de Medicina para iniciar a fase 1 dos testes clínicos. Na fase pré-clínica são feitos testes em células e animais para obter informações de segurança que antecedem a realização de testes clínicos com seres humanos.
Há três fases de testes clínicos. Na fase 1 avalia-se a toxicologia do fármaco para que possam ser realizadas as fases 2 e 3, que avaliam a eficácia e segurança do medicamento, primeiramente numa escala menor, e depois numa escala maior de pacientes. Os resultados da fase 3 de estudos clínicos determinam a viabilidade de comercialização do medicamento.
Considerada a grande responsável por doenças coronarianas, cerebrais e vasculares renais, a hipertensão é a principal causa de morte e incapacidade entre adultos. Na maioria dos países, de 15% a 25% da população adulta sofrem de pressão arterial elevada.
Fonte: Portugal Digital

22 de mai. de 2009

Localizador de Acessos venosos Portátil: AccuVein AV300

Para informações de compra do produto Accuvein, acesse: 

Representação comercial (venda) do AccuVein® AV300


VeinView


Em 2006, a Luminetx lançou o aparelho para ajudar a encontrar as veias dos pacientes, o VeinViewer. A empresa acreditava que o aparelho seria capaz de aumentar a capacidade de todos aqueles que fazem parte da indústria médica, possibilitando localizar acessos venosos em pacientes com condições que dificultariam tal procedimento.
Imagem do Veinview


AccuVein AV300
Agora a AccuVein, uma empresa fora do Cold Spring Harbor, Nova York, está lançando no mercado um concorrente para o popular VeinViewer de Luminetx. Ambos os sistemas de infravermelho para localizar a hemoglobina sob a pele. Concebido para ser portátil e à bateria , o AccuVein AV300 pode acabar com a dificuldade de localização de veias.
Imagem do AccuVein AV300
Fonte: medgadget


O blog TI Medicina ainda não comercializa produtos.


  • Como Comprar: 

Quem tiver interesse no Accuveisn deve entrar na página de vendas internacionais da Accuvein no link: http://www.accuvein.com/how-to-buy/international/ e selecionar Brazil, ou clicar diretamente no link: Brazil



Dispositivo médico com vídeo game ajuda na sedação de pacientes

De longe, parece até um headset para games. E é intencional. O PediSedate é um dispositivo médico que ajuda a distrair as crianças enquanto estão sendo sedados.
O gadget colorido se conecta a componentes portáteis, como videogame e reprodutor de música, e envia sons durante o processo de transmissão do gás anestésico (óxido nitroso ou outro agente volátil) ao organismo.
Trata-se de um instrumento simples, dividido em quatro partes: um snorkel, um adaptador para a passagem do gás, uma peça de encaixe no nariz e a própria estrutura reforçada similarmente a um fone auricular.
Dentro do fone de ouvido, porém, a tecnologia é mais específica. Um oxímetro de pulso e monitores digitais de oxigenação estão inseridos no interior do artefato médico para informar dados do paciente segundo a segundo.
Crianças de 3 a 9 anos já utilizam o PediSedate em Nintendo Game Boys e CD Players no Floating Hospital for Children at Tufts-New England Medical Center, em Boston, nos Estaods Unidos. Por enquanto, o gadget é destinado a pequenas cirurgias, como a costura de feridas profundas.
O recurso é alvo de elogios não só pelas crianças, mas pelos pais, que não se sentem mal ao ver o filho com a máscara de gás tradicional.
Fonte: Info Abril

SIGNOS - Mini Ultra-som portátil

A Food and Drug Administration (FDA) acaba de aprovar o dispositivo Signos, um ultra-som portátil manual com uma sonda. O sistema pode ser útil para um rápido diagnóstico inicial em modalidade como gravidez ectopica, Aneurismas de aorta abdominal, para scan de carótida em Pronto-socorro em pacientes com AIT em curso, etc.Signos MotionScape e SectorView usa tecnologia para facilitar uma ampla gama de aplicações clínicas de alta resolução. Pesa o mesmo que um PDA e vem com transdutor de 3,5 MHz e 7MHz.
O cartão microSD incluído permite salvar até 20.000 imagens obtidas pelo dispositivo. Com o SigViewer software é possóvel fazer um rápido upload de dados e imagens para o seu computador, para relatórios, arquivos e impressão, ou até mesmo para e-mail.

fonte: medgadget

Hong Kong instalará sistema de registro médico centralizado


O ministério de Alimentos e Saúde do governo de Hong Kong, na China, propôs estabelecer um sistema centralizado e universal de registro eletrônico de saude para todos seus habitantes, que permitirá o intercâmbio padronizado de dados entre os provedores de serviço, órgãos governamentais, pacientes, e pagadores.


Será formado um Escritório de Registros de e-Saúde, com um orçamento de mais de 300 milhões de dólares por ano, e que terá entre 200 a 300 empregados.


Espera-se que o primeiro projeto, que usará smartcards para hospitais, comece a funcionar em 2010. O orçamento total de projeto é de mais de 1 bilhão de dólares de Hong Kong (taxa de câmbio: 7.7 HKD para 1 USD).

Resumo por Renato M.E. Sabbatini.

17 de mai. de 2009

Biomateriais - Pesquisa e Produção agora na UNICAMP - Biofabris


A união interdisciplinar entre as áreas engenharia, medicina e tecnologia da informação foi concretizada no fim de abril, em Campinas (SP), em evento que resultou no lançamento oficial do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (Biofabris), sediado na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.
O Biofabris se destina à integração de ferramentas computacionais, criação de novos materiais e aplicação de técnicas das engenharias para a obtenção de dispositivos biomédicos, como próteses e órteses ortopédicas, e de substitutos biológicos para tecidos vivos ou órgãos humanos defeituosos.
"A proposta é estudar novos materiais, tanto poliméricos como cerâmicos e ligas metálicas, construir peças e até mesmo desenvolver tecidos para órgãos do corpo humano. Nesse caso, os avanços em prototipagem rápida permitirão a produção de peças com o formato adequado para cada tipo de órgão, a partir de informações digitalizadas de tomografia computadorizada, por exemplo", destacou Rubens Maciel Filho, professor titular do Departamento de Processos Químicos da FEQ e coordenador do Biofabris, que também é um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).
Na ocasião, os pesquisadores compartilharam trabalhos de pesquisa multidisciplinar, discutiram desafios das três áreas do conhecimento e planejaram ações do instituto para os próximos anos.
O programa é conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e prevê a criação de dezenas de INCTs espalhados pelo país que funcionarão de forma multicêntrica, sob a coordenação de uma instituição-sede que já tenha competência em determinada área de pesquisa.

16 de mai. de 2009

O que são Nanonutrientes?


clique na imagem para vê-la ampliada
Tecnologia feita de microscópicas partículas que alteram as propriedades dos ingredientes, concentram sabores e melhoram sua absorção pelo organismo. São os nanonutrientes, desenvolvidos graças à diminuição de compostos à escala nanométrica. Ainda que você nunca tenha ouvido falar deles e, com certeza, jamais verá algum, eles já estão presentes em sucos, achocolatados e outros produtos - ao menos no Exterior.
O maior feito dos nanonutrientes é justamente conseguir trocar ingredientes sem alterar o sabor. Novos aromas criados pela nanotecnologia cumprem essa função ao produzirem nas papilas gustativas da língua o mesmo efeito dos condimentos. "Eles enganam os receptores da língua e o cérebro", diz Paulo Menoita, da Firmenich, uma das empresas do segmento instaladas no Brasil. Numa leitura simplificada, é como se você, no lugar de tomar o açúcar de um refrigerante, estivesse na verdade ingerindo uma molécula que dá a percepção do adocicado.

14 de mai. de 2009

Etiqueta inteligente usada em estoque em Florianópolis poderá ser útil para registro médico


Uma clínica médica em Florianópolis começou a utilizar o sistema de Identificação por Radiofreqüência (RFID, sigla de Radio-Frequency Identification) para controlar o estoque de dispositivos implantáveis de alto custo. É a primeira do Brasil a utilizar esse tipo de tecnologia de "etiquetas inteligentes" na administração de equipamentos e estoque consignado. A experiência tem dado certo e a tecnologia poderá ser aplicada aos prontuários e históricos médicos dos pacientes, em breve.

O RFID surgiu como um possível substituto do código de barras pela capacidade de armazenamento de um número infinitamente superior à atual teconologia, num chip cerca de dez vezes menor do que uma formiga.
Em Florianópolis, uma parceria entre a empresa Gtt (Goods that talk) e a Coris Medicina Avançada permitiu a aplicação da tecnologia para o controle de catéteres, próteses e outros equipamentos de uso na medicina.

A aplicação, segundo Thiago, aumenta a capacidade de atendimento da clícica ao gerar economia de tempo. "Com isso, os funcionários da clínica passam a dedicar seu tempo integralmente para cuidar de pacientes, sem se preocuparem com questões de estoque", destaca. "Ainda estudamos aplicar todas as informações e históricos médicos numa etiqueta na pulseira do paciente, permitindo o acesso ao seu prontuário em tempo real e agilizando o atendimento".
Saiba mais em Terra Negócios & TI

12 de mai. de 2009

Presidente da Microsoft clama por reforma na saúde centrada em TI

Steve Balmer, presidente da Microsoft, acha que setor saúde nos EUA precisa de uma grande reestruturação, e que a crise financeira atual representa uma grande oportunidade de novas idéias e empreendimentos, no sentido de colocar o software como uma das ferramentas que irão ajudar essa reestruturação. Ele lembrou que a GE, a Microsoft e a Apple foram iniciadas em um periodo de recessão nos EUA. A Microsoft está investindo bastante em TI em saúde, através dos seus programas HealthVault e Amalga.
Microsoft CEO calls for rebirth of healthcare, with IT at center
May 08, 2009 Bernie Monegain, Editor

Holanda tornará obrigatório o Registro Eletrônico de Saúde


Instituições holandesas que lidam com a saúde da criança utilizarão os registos de saúde electrónicos (EHRs) até ao final de 2009, segundo o ministro da Saúde da Criança.

O Ministro holandês Andre Rouvoet disse que os arquivos eletrônicos irão incluir informações sobre o histórico de saúde da criança, a sua situação familiar, e várias outras circunstâncias. O sistema é projetado para ajudar a melhorar a qualidade de saúde da criança, recolhendo todas as informações cruciais sobre um histórico médico da criança em um documento central que pode ser consultado por pessoal autorizado.

Quando o sistema estiver totalmente implementado, todos os recém nascidos receberão um arquivo electrônico após seu primeiro contato com uma instituição de saúde, de acordo com Rouvoet.

Fonte Citação: Naditz, Alan. "Holanda para ir electrónico com saúde da criança pelos registros tardios 2009. (telemedicina news) (Breve artigo). "Telemedicina e e-Saúde 14,8 (outubro 2008): 734 (1). Académica OneFile. Gale. CAPES. 10 de Maio de 2009 .

8 de mai. de 2009

Vote no Tecnologia da Informação e Medicna no TOP BLOG

Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.
O blog Tecnologia da Informação e Medicina foi indicado e concorre na categoria Saúde.

vote aqui

1 de mai. de 2009

Mapa da Gripe Suína [ gripeH1N1 2009 (Mexicana) ] do Google Maps

clique na imagem para vê-la ampliada



http://www.wpxi.com/health/19315326/detail.html

Purple marker is confirmed or probable

Pink marker is suspect

Yellow marker is negative

Fatal cases have no dot

http://www.wpxi.com/video/19313969/index.html
317,170 views - Public
Created on Apr 21 -

Updated 15 hours ago




Assim como a gripe humana comum, a gripe H1N1 2009 (Mexicana) apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo, tosse e ainda sintomas característicos como diarreia ou vômitos.

De acordo com a OMS, os medicamentos antiviral oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença.

Fonte: googlemaps e wikipedia