26 de nov. de 2013

Os melhores celulares (smartphones) para médicos Nov/2013

Recebo muitas dúvidas de quem quer investir em um bom smartphone com intenção de usá-lo na Medicina como assistente de sua prática clínica. 
Este artigo expressa minha opinião pessoal, com base nos requisitos que acho importantes para um bom aproveitamento do seu dispositivo.

  • Por que Android e iOS somente? 
Por causa da quantidade de aplicativos médicos disponíveis. Não considero ainda o Windows Phone um bom sistema operacional para smartphones médicos, assim como também o Blackberry, pois não há apps médicos em quantidade e diversidade suficiente para atraírem o profissional de saúde. 

E entre iOS e Android? Bom, eu tenho um Galaxy S3 e um iPad, e gosto de ambos. Não trocaria meu Galaxy por um iPhone, porque gosto mais da liberdade que o Android proporciona. 
Mas qual a diferença entre os apps da Apple e do Android? Culturalmente, quem tem Android não gasta com aplicativos pagos, ao contrário de quem tem Apple. Portanto, os desenvolvedores preferem gastar tempo e dinheiro em uma plataforma que sabem que terão vendas.  Os apps médicos pagos do iPhone são muito mais elaborados e, geralmente, de melhor qualidade do que os do Android, apesar de haver mais aplicativos gratuitos na plataforma Androide alguns deles são pagos no iOS. Mas deixo claro, que os melhores apps gratuitos, como Medscape, WikEM, etc, são gratuitos nas duas plataformas.
Escolher entre iPhone e Galaxy é meio como preferência por marca de carro: cada um tem a sua. Mas posso garantir que os dois atendem a todas as necessidades dos médicos!

Separei 4 smartphones de preços diferentes , com requisitos semelhantes.
Comparativo entre iPhone 5S, Galaxy S4, LG G2 e Moto G (clique na imagem para vê-la ampliada.

Incluí o Moto G, apesar de ele ser considerado um smartphone de classe inferior aos outros 3 devido ao seu processador e quantidade de memória RAM, mas quem tem usado este celular, tem ficado extremamente satisfeito, inclusive por ser Android 4.3 e o preço muito convidativo.

  • Tela: O Galaxy S4 tem a maior tela, com uma excelente resolução e definição. Muito bom para fotografar lesões pequenas e aumentá-las para examinar melhor na tela.
  • Câmera: O Moto G perde nesse quesito com uma câmera de somente 5MP.
  • Processador: o iPhone 5S é o único que vem com processador de 64 bits, portanto ele processa 2x mais informações por unidade de tempo que os outros que tem 32 bits. Mas atenção: só se os aplicativos forem feitos para 64 bits.  O processador do Moto G tem 1,2 Ghz, menos potente, mais lento que os demais.
  • Memória RAM: com menos RAM, o smartphone processa menos informações simultaneamente, por exemplo, receber emails enquanto consulta um app médico.


Ano que vem sai o Galaxy S5, que com certeza será meu próximo smartphone. Quem quiser saber mais sobre os rumores desse celular, acesse: http://www.galaxys5brasil.com.br/


Os melhores celulares (smartphoens) para médicos Nov/2013 é um post original do TI Medicina. Quando for copiá-lo, adicionar os devidos créditos.


veja também: 

25 de nov. de 2013

Sorteio do aplicativo PediFácil para iPhone e iPad

A PebMed e a TI Medicina vão sortear promocodes do app pediFácil para iPAd e iPhone.
Para Participar:

  1. Pelo facebook: http://sorteiefb.com.br/269962917594/283040

2.  Twitter: Dê RT na seguinte frase:
"RT @timedicina: Eu quero ganhar o app PediFácil da @pebmed http://goo.gl/V6iQot"

Aplicativos médicos: PediFácil - app para Pediatria



PediFácil é um app feito para simplificar as condutas pediátricas. Dividido em Drogas, Condutas, Calculadoras e Distúrbios Hidroeletrolíticos. Possui mais de 100 drogas para uso na prática pediátrica, com calculadoradose/Kg.
tela Drogas no iPad
Tela calculadora de dose para Amoxicilina no iPAd

A aba Condutas conta com mais de 50 doenças comuns da infância e suas condutas!

- Alergia ao leite de vaca
- Amebíase
- Anafilaxia
- Analgesia
- Anemia
- Ansiolíticos e sedação
- Artrite Séptica e outras
- Asma
- Bronquite
- Bronquiolite
- Cefaléia
- Celulite
- Cetoacidose
- Cólera
- Colite Pseudomembranosa
- Cólon Irritável
- Conjuntivites
- Constipação
- Convulsões
- Dermatite atópica
- Desconforto abdominal
- Desnutrição
- Diarréia
- DRGE
- Enurese
- Escabiose
- Escarlatina
- Faringites
- Febre
- Febre Reumática
- Giardíase
- Hanseníase
- Hiperplasia Adrenal
- Hipotireoidismo
- Hipovitaminoses
- HIV
- Infecções Cutâneas
- ITU
- Insuficiência Cardíaca
- Intoxicações exógenas
- Meningite
- Micoses cutâneas
- Monilíase
- Otites
- Pediculose
- Pneumonia
- PTI
- Rinite Alérgica
- Sífilis
- Sinusite
- Síndrome Nefrótica
- Tonteira/Vertigem
- Tuberculose
- Urticária
- Vômitos
Tela condutas no iPad
Tela Calculadoras no iPad
tela Distúrbios hideoeletrolíticos
Distúrbio Hepercalemia e seu tratamento


Aplicativo PediFácil para iPhone eiPad
Idioma: Português
Preço: $4,99




20 de nov. de 2013

Happtique contrata médicos para revisão de conteúdo de aplicativos médicos


O Programa de Certificação App  de saúde da Happtique (HACP) está buscando Médicos revisores de conteúdo com experiência nas áreas de endocrinologia, pediatria, Obstetrícia e ginecologia, saúde comportamental,  cuidados primários, oftalmologia, cardiologia e neurologia para:

• Revisão do conteúdo do aplicativo (inclusive de materiais submetidos, bem como baixar o aplicativo no smartphone ou tablet) com base nos Padrões de Conteúdo HACP; 
• Fornecer uma revisão informada e profissional do aplicativo que está sendo avaliado; 
• Fornecer uma aprovação/reprovação de conteúdo via portal do Happtique dentro de 2 semanas, mas em nenhum caso, superior a 3 semanas após a atribuição; 
• Para qualquer requisito em que o aplicativo tenha falhado, providenciar sucinto comentário e críticas para que os editores do App corrijam o problema ou atinjam a  qualidade de conteúdo.


Revisores precisa ter experiência com smartphones ou tablets e seus apps de saúde.


Os interessados ​​contactar: 
Sandy Maliszewski, Diretor de Saúde App Programa de Certificação 
646-350-0768 
Smaliszewski@happtique.com

13 de nov. de 2013

I Curso Fundamentos de Imagens Médicas e II Curso Fundamentos HL7 v.2 e v.3 - 27 e 28/11/13 em São Paulo

OIinstituto HL7 Brasil tem como principal objetivo a  formação, a capacitação e a certificação de pessoas e de sistemas no uso do HL7, e assim contribuir para a melhoria e a integração dos sistemas de informação em saúde.
Nos dias 27 e 28 de Novembro estará realizando os cursos:


Mais informações e incrição: http://www.hl7.com.br/agenda/i-curso-avancado-hl7-imagens/
O Instiuto HL7 Brasil nos ofereceu 1 vaga em cada curso com 50% de desconto para ser sorteado no blog!
Basta preencher o formulário abaixo até dia 25/11 e aguardar o sorteio.

11 de nov. de 2013

Sorteio no facebook de promocodes do app iEmergências da PebMed

A página do facebook do TI Medicina e a PebMed estão sorteando promocodes do app iEmergências, um app indispensável em plantões!

Para participar basta clicar no lik abaixo e em seguida no botão Quero Participar!
http://sorteiefb.com.br/269962917594/276791

Boa sorte!

7 de nov. de 2013

Aplicativos Medicos: app iEmergência para iPad e iPhone

O app iEmergências: guia para o atendimento de emergência, com praticidade e interface simples e intuitiva.
Conta com eBook , abordando o Paciente crítico com temas como coma e choque, Cardiovascular como Edema Agudo de pulmão e Taquiarritmias, Gastrointestinal como hemooragia digestiva e insuficiência hepática, Respiratório como SARA e Asma, Neurológico como AVC e Crise convulsiva, Infecccioso como Leptospirose e Dengue, Toxicologia com intoxicações medicamentosoas, Emergências diversas como anafilaxia e assistência ao parto, Sinais e Sintomas como dispnéia e sincope, Nefrologia como IRA e nefrolotíase). também conta com Calculadora, Drogas e Checklist.
tela eBook, mostrando categorias e temas

tela eBook, Intoxicações - Carbamatos
tela eBook - Sinais e Sintomas -  Síncope


Também dispões de Calculadoras como Apache II; Escore SOFA; Escala de Glasgow (Coma); Escore de Child-Pugh; Escore de MELD; Contagem de Neutrófilos; Escore de Hipertermia; Escore Grace no IAM; Escore TIMI no IAM SSST; Escore TIMI no IAM CSST; Escore CHADS2; Escore de Wells para TVP; Escore de Wells para TEP; Critérios de Duke (Endocardite); QT corrigido (ECG); Escore CURB-65 (Pneumonia); Escore PSI (Pneumonia); Peak Flow Estimado (Asma); Relação P/F (SARA); Lesão Pulmonar (SARA).

O guia de Drogas possui mais de 300 drogas de uso clínico. A busca pode ser feita por ordem alfabética, através de ferramenta de busca ou até mesmo pelo seu uso clínico. Para facilitar ainda mais, pode marcar sua drogas favoritas e acessá-las com maior facilidade através do menu principal de drogas.

tela Checklist dividida em PCR e IOT -  Se
Por fim, o Checklist é dividido em Parada Cárdio-respiratória e Intubação endotraqueal, com o muito útil "sequência rápida de intubação".

App iEmergência para Iphone e iPad
Preço: $9,99
Idioma: Português

5 de nov. de 2013

Novas regras para Certificação de Software pela SBIS/CFM

Foi publicada a  Edição 2013 (versão 4.1) do Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) SBIS-CFM. Os valores para a nova certificação ainda não estão definidos. Quem já tinha se inscrito para certificação, assim como quem se inscrever agora, terá um prazo de 90 dias para ser certificado na versão 3.3 do Manual. Os sistemas já certificados tem um prazo mínimo de 6 meses para se adequarem às novas regras.

Esta nova versão apresenta evoluções no processo e nos requisitos de conformidade, contemplando novos requisitos assim como melhorias no texto e atualizações dos já existentes, tornando-os mais claros e objetivos.

As mudanças mais significativas foram:
    • Classificação em categoria Básica ou Ambulatorial, onde a básica destina-se à assistência à saúde de indivíduos e o Ambulatorial é voltado para a assistência ambulatorial. Muitos requisitos que são recomendados para os S-RES na categoria Básica, são mandatórios na Ambulatorial. Continua a classificação em NGS1 e 2 (com e sem certificado digital).
    •  14  itens relacionados a documentação do softwares  (manuais) passam a ser mandatórios, ao invés de recomendados.
    • Criados requistos de privacidade como, por exemplo, concordância com termos de uso e restrições de transmissão e exportação dos dados do prontuário do paciente.
    • No caso de NGS2, com relação ao uso de certificados digitais, foram criados novos requistos tornando mais claros os processos, como por exemplo, no caso do profissional de saúde estar sem o certificado digital em sua posse.
    • Novos requistisitos relacionados a Carimbo de tempo, Certificado de atributo e Impressão de registro assinado digitalmente.
    • Retirada do Manual os requisitos de Funcionalidade relacionados a estrutura mínima do prontuário, com todos os campos anteriormente obrigatórios.

Acesse a página da Certificação em www.sbis.org.br/certificacao para obter a nova versão e outros documentos pertinentes.