26 de fev. de 2015

Aplicativos Médicos: Escores Pediatria para Android- app completo para Pediatras

 Aplicativo de Escores de Pediatria para Android, Gratuito!

Aplicativo que conta com mais de 60 escores de Pediatria, Abrangendo pediatria ambulatorial, sala de parto, neonatologia, cuidados intensivos pediátricos, trauma, anestesiologia, e muito mais.

1- Tela inicial, - Tela Escalas
Os escores presentes no app são muito variados e úteis. A interface é bem simples e intuitiva.


1- Tela Escalas, 2- Tela Sedação

1- Tela Escalas, 2- Tela Score de Apendicite, 3- Score de Samuel


1- tela Recém Nascido, 2- Tela Cálculo da Idade Gestacional, 3- Tela Método Capurro
Aplicativo Escores Pediatria para Android
Preço: gratuito
Idioma: Português

18 de fev. de 2015

Palestra Online Gratuita: Qualidade de dados em Sistemas de informação em Saúde

Iniciando o VI Ciclo de Seminários On-Line em TI em Saúde da Scociedade Brasileira de Informática em Saúde- SBIS, anunciamos a Palestra com Prof Ricardo João Cruz-Correia, docente do Departamento de Ciência da Informação e do Apoio a Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto / Portugal. Formado em Ciência da Computaçao, é Doutor em Informática Medica. Coordena o Mestrado em Informática Médica nesta universidade. Autor de inúmeros artigos científicos (100 publicações), é também docente responsavel pelo Curso de Educaçao Contínua: Introduçao à Norma openEHR. 

Palestra online: Qualidade de dados em Sistemas de Informação em Saúde
Data: 02/03/2015
Horário: 20:00 até 21:30

Realização: Diretoria de educação da SBIS

Não é preciso se inscrever antecipadamente. Basta no dia e horário indicados da palestra, entrar como Convidado com seu nome na webconferência.

11 de fev. de 2015

Chamada de Currículos (Saúde ou TI) para Apoio à Implantação – Estratégia e-SUS ABDDAB- MS


Profissionais graduados na área de saúde ou de tecnologia da informação têm até o dia 28 de fevereiro para enviar currículo para concorrer a uma das 27 vagas de consultores que vão apoiar os municípios na implantação da Estratégia e-SUS AB. Espera-se dos candidatos, preferencialmente, experiência com sistemas de informação em saúde, atuação na Atenção Básica, trabalho com o e-SUS AB ou outro sistema de prontuário eletrônico, além de atuação em gestão federal, estadual ou municipal.

De acordo com o Chamamento Público divulgado nesta segunda-feira (09/02) pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, os profissionais selecionados por meio de análise curricular e entrevistas passarão por treinamento específico entre os dias 25 e 28 de março. A partir de então, os consultores vão apoiar, de forma presencial, ações de implantação do e-SUS nos municípios de sua área de abrangência, devendo ainda pactuar agenda local/regional com atores envolvidos na implantação do e-SUS, identificar os estágios de implantação e orientar gestores e trabalhadores locais, entre outras atividades.

A contratação será por um período de seis meses, não prorrogável, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O salário bruto é de R$ 4,5 mil, mais R$ 376 de auxílio alimentação, férias e 13º salário proporcionais. Serão custeadas pelo projeto diárias e passagens para deslocamentos do consultor, mediante apresentação de plano de ação. O consultor deverá cumprir 40 horas/semanais.

Os interessados devem realizar inscrições até as 23h59 do dia 28 de fevereiro, por meio de formulário disponível no endereçohttp://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=19297 , no qual o candidato deverá informar dados pessoais e profissionais e selecionar a região para a qual está se candidatando, de acordo com o Anexo I da Chamada Pública. Os currículos deverão ser anexados ao final do formulário, em arquivo não editável (PDF ou similar).

Sobre o e-SUS AB - Lançada em fevereiro de 2013, a estratégia e-SUS AB busca melhorar a gestão da informação na Atenção Básica em todo o país. Trata-se de um grande captador e distribuidor de informações da AB, que facilita processos de cadastro dos usuários, reduz o número de fichas a serem preenchidas pelos profissionais e melhora a comunicação entre os integrantes das equipes desta modalidade de atenção, entre outros avanços do novo sistema de informações.
Fonte: DAB - MS

9 de fev. de 2015

O que faz um médico especialista em Informática em Saúde?

áreas de atuação do Médico Informata em Saúde

O que é Informática em Saúde?

A Informática em Saúde estuda e desenvolve sistemas computacionais para apoio às atividades médicas, trabalhando com análise e processamento digital de sinais bioelétricos, processamento digital de imagens médicas, desenvolvimento de sistemas de monitoração, apoio ao diagnóstico e à decisão e sistemas de instrução inteligente auxiliada por computador.

O que faz um Médico Informata?

Os médicos que praticam Informática Médica colaboram com outros profissionais de saúde e de tecnologia da informação para analisar, projetar , implementar e avaliar as tecnologias de informação e de comunicação (TICS) que melhoram os resultados de saúde individuais e da população,  a assistência ao paciente e reforçam a relação médico -paciente. 


Esses profissionais usam seu conhecimento da assistência ao paciente combinado com sua compreensão dos conceitos de informática , métodos e ferramentas para : 
  • Avaliar as necessidades de informação e de conhecimento dos profissionais de saúde e pacientes; 
  • Caracterizar, avaliar e aperfeiçoar processos clínicos; 
  • Desenvolver, implementar aquisição, personalização, desenvolvimento, implementação, gestão, avaliação e melhoria contínua dos sistemas de informação clínica .

Áreas de atuação:
  1. Sistemas de informação em Saúde
  2. Certificação Registros eletrônicos em Saúde da SBIS
  3. Telemedicina e telessaúde
  4. Internet em saúde
  5. Padronização de informação em saúde: nomenclaturas, ontologias
  6. Mineração de dados em Informação Médica
  7. Educação Médica em EAD
  8. Processamento de Imagens Médicas
  9. Sistemas de Apoio a decisão clínica
  10. Prontuário eletrônico do Paciente
Retirado do site: http://timedicina.com.br

8 de fev. de 2015

Apps do Figure1 disponíveis para Android e iOS no Brasil

Seguindo a tendência de compartilhamento de informações médicas na internet de forma privada para a classe, o app Figure1 é uma comunidade para profissionais da área médica e de enfermagem compartilharem casos clínicos e discutirem sobre tratamentos de forma segura. Disponibilizaram agora o app para ser baixado nas lojas brasileiras da Apple e Android, mas ainda não permitem upload de fotos no Brasil.
O compartilhamento de imagens ainda não é permitido no Brasil


São mais de 150.000 profissionais de saúde que expandem seus conhecimentos sobre medicina e apresentam seus próprios casos clínicos preservando a privacidade.

COLABORE COM PROFISSIONAIS DA ÁREA MÉDICA
Discuta em tempo real a respeito de apresentações de casos, diagnósticos e tratamentos com outros renomados e experientes médicos, enfermeiros e profissionais da área médica. Siga as atividades de seus colegas e interaja com eles pela internet.

AMPLIE SEU CONHECIMENTO MÉDICO
Amplie seu conhecimento médico visualizando milhares de casos raros e conhecidos somente pelos livros. Você também pode buscar imagens médicas detalhadas categorizadas pela anatomia e especialidade. Encontre facilmente imagens clínicas, incluindo fotos de pacientes desidentificados, raios-x, gráficos e IRM ou TAC.

COMPARTILHE E DISCUTA CASOS CLÍNICOS
Compartilhe imagens de forma segura com bloqueio automático de Facebook, remoção simples de identificação de paciente, além de um termo de consentimento fácil de usar integrado ao aplicativo. Figure 1 também está em conformidade com as políticas de privacidade e ética do governo nos EUA.



Figure 1 é usado por:
Médicos e Enfermeiros

Quem quiser se juntar a mim no Figure1: (leandracarneiro) http://ow.ly/3x2iVC

Figure 1 - Compartilhamento de Imagens Médicas para Profissionais de Saúde
Idioma: Inglês
Preço: Gratuito

3 de fev. de 2015

Formação em Informática em Saúde - Superior, Especialização, Mestrado e Doutorado



  • Cursos:
1- Instituto Edumed:  Curso de Verão de Capacitação Docente e Profissional em Informática em Saúde
  • Graduação
1- Curso de Curso Superior De Tecnologia Em Informática Em Saúde - Tecnólogo


3- Informática Biomédica da UFPR: Bacharelado

4- Informática Biomédica da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ): Bacharelado
  • Pós-Graduação: 
1- Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde - UNIFESP: Especialização, Mestrado Acadêmico, Doutorado, Pós-doutorado



4- Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR (linha de pesquisa Informática em Saúde): Mestrado e Doutorado

Quem souber de mais cursos ativos, deixe nos comentários que edito o post.