28 de jul. de 2015

Aplicativos Médicos: Residente App, um prontuário eletrônico para registro dos pacientes para iOS

Residente App é um aplicativo especializado no gerenciamento de pacientes no ambiente hospitalar. Os usuários poderão armazenar e gerenciar dados do paciente como história clínica, exames laboratoriais e de imagem, prescrições e evolução clínica, organizando e facilitando o trabalho médico diário. Disponibiliza de forma clara e completa telas para admissão, evolução diária, prescrição, exames complementares e controle de UTI.



Residente App tem como principais usuários, residentes, médicos e estudantes de medicina, porém suas funcionlidades permitem serem utilizadas por dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros profissionais da saúde.

Usando a tecnologia Cloud Computing, Residente App centraliza as informações de forma segura,  com criptografia, que permite através de um usuário e senha acessar seus dados de qualquer aparelho que contenha o Residente App instalado. Ainda é permitido trabalhar offline no app.



Como ainda não temos uma regulamentação de aplicativos médicos no Brasil, o app possui deficiências como a possibilidade de compartilhar informações, excluir registros e modificar informações, o que acaba por comprometer a segurança e privacidade de dados do paciente.

Mas é ainda um bom repositório de dados médicos, de fácil utilização e interface intuitiva e bem limpa. Vale a pena conferir!



Residente APP
Preço: gratuito
Idioma: português

27 de jul. de 2015

Parceria com Meus Nervos - Blog com humor para médicos

O Dr. Solon Maia é um querido colega, sabiamanete na residência de anestesiologia, que faz tirinhas e cartoons com um humor ácido, mostrando o cotidiano, frustração médica, relacionamento com pacientes e o com o mercado.

15 de jul. de 2015

Já pensou em ter um profissional com um certificado profissional em Informática em Saúde da SBIS na sua empresa? Saiba como


Você sabia que quem realizou a prova do cpTICS e seu desempenho no exame não são divulgados ao público? 

Para quem está inscrito no ‪#‎medinfo2015‬ a inscrição é R$45,00, ótima oportunidade para quem quem ver como é o exame.

Acesse http://sbis.org.br/protics e veja o edital com inscrições abertas até 31/07.

14 de jul. de 2015

Aplicativos Médicos: Memed bulário com preço dos medicamentos


Memed é o primeiro aplicativo de medicamentos do Brasil 100% GRÁTIS, com conteúdo e acesso EXCLUSIVO para médicos.

Com Memed você tem acesso a todas as informações atualizadas dos medicamentos disponíveis para prescrição no mercado brasileiro.

Todos os medicamentos da Memed são organizados de acordo com a sua especialidade médica e catalogados em filtros de classificações farmacoterapêuticas.

Após fazer seu cadastro, você encontra todas as informações e bulas organizadas de mais de 20.000 medicamentos da Anvisa, atualizados diariamente conforme entram e saem do mercado.

O aplicativo da Memed é complementar ao nosso site: www.memed.com.br.

No site da Memed (www.memed.com.br), além das informações de medicamentos você também pode criar e imprimir suas prescrições online.

Basta digitar o nome do medicamento que deseja prescrever e, em segundos, você imprime a receita diretamente da tela do computador para as mãos de seus pacientes.

Se você é médico(a), baixe agora mesmo a app, faça seu cadastro e tenha acesso ilimitado tanto ao app quanto ao site.

Acesse e conheça: www.memed.com.br




Memed (Exclusivo para Médicos)
iOS: https://itunes.apple.com/us/app/memed-exclusivo-para-medicos/id1013094500?l=pt&ls=1&mt=8
Preço: gratuito
Idioma: português

12 de jul. de 2015

Palestra online Gratuita: Curso de Informática Biomédica da UFPR


A Diretoria de Educação da SBIS tem o prazer de convidar a todos para a 6ª palestra do VI Ciclo de Seminários Online de Informática em Saúde. No dia 03/08/2015, teremos a palestra Curso de Informática Biomédica da UFPR.

Resumo: O Curso de Informática Biomédica da UFPR reúne e coloca à disposição do estudante um currículo que proporciona uma formação sólida e integrada, contemplando especialmente as áreas de:
- Bioinformática;
- Processamento de Imagens Médicas;
- Sistemas de Informação em Saúde.
O curso oferta 30 vagas anuais com ingresso no primeiro semestre, teve seu início em 2011 e tem duração de 4 anos. Exigindo do aluno dedicação em tempo integral, pois oferece disciplinas nos turnos da tarde e da noite. Possui convênios de Intercâmbio com Instituições no exterior, bem como bolsas de Iniciação Científica, monitoria e Tutoria.


Palestra: Curso de Informática Biomédica da UFPR

Data: 03/08/2015
Horário: 20h00 às 21h30
Palestrante: Prof.ª Dr. Lucas Ferrari de Oliveira


Mini Currículo do palestrante:

Possui graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade de Marília (UNIMAR), mestrado em Engenharia Elétrica (2000) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), doutorado (2005) em Ciências Médicas (Clínica Médica - Investigação Biomédica) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Departamento de Informática (DInf) e é professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Informática e de Engenharia Elétrica da UFPR. Atualmente é coordenador do curso de Informática Biomédica da UFPR. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens Médicas atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento de imagens, cintilografia miocárdica, neurologia e epilepsia.


Você é nosso convidado. A palestra é aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Para acessar a sala virtual de webconferência, utilize um navegador de internet, acesse o link abaixo e entre na sala como Convidado, usando o seu nome.

https://meet52658369.adobeconnect.com/_a1106706205/vi_ciclo_seminarios_online_tics_sbis/

Atenciosamente,

Diretoria de Educação SBIS - Zilma Reis e Juliana Souza-Zinader

1 de jul. de 2015

Pericoach: dispositivo para smartphone para distúrbios do assolho pélvico

O assoalho pélvico consiste em um conjunto de músculos , ligamentos e tecido de sustentação que reveste a abertura inferior da bacia. Os músculos do assoalho pélvico estão localizados entre as coxas, na região dos genitais mantendo a continência urinária e fecal e tem papel importante na esfera sexual.

As disfunções do assoalho pélvico podem causar:
- Perdas involuntárias de urina e fezes;
- Descida dos órgãos genitais (prolapsos) no reto , útero e vagina; 
- Prisão de ventre (constipação),dor pélvica, sensação de frouxidão vaginal (nas mulheres);
- Disfunção eretiva (nos homens); 
- Dor no momento da relação sexual.

Muitas são as causas das disfunções do assoalho pélvico como idade, partos complicados , cirurgias pélvicas , obesidade , período pós menopausa. 

As mulheres são as mais acometidas por estas disfunções por razões anatômicas e hormonais. (fonte)

PeriCoach é um dispositivo que acabou de ser liberado pelo FDA nos EUA, o qual ajuda com o treinamento a base de exercícios para o assoalho pélvico, fornecendo feedback em tempo real, que é transmitido para um smartphone. Além disso, é o primeiro sistema que registra os resultados ao longo do tempo para que eles possam ser compartilhados com um médico ou fisioterapeuta da saúde pélvica.
PeriCoach combina um sensor de treinamento do assoalho pélvico, que você insira e aperte contra, com um aplicativo em seu smartphone (Android ou iOS). Ele fornece orientação através de sua sessão de treinamento e monitoriza o seu progresso.

Como funciona

O dispositivo de treinamento PeriCoach contém três sensores de biofeedback. Uma vez inserido, deve-se contrair a musculatura em torno do dispositivo e os sensores detectam as contrações dos músculos do assoalho pélvico e enviam um relatório para o smartphone via Bluetooth. Ele fornece um fluxo constante de informações para mostrar o progresso, o que permite ver e documentar seus resultados.