O Ministério da Saúde lançou a nova versão do app e-Saúde (Android e iOS), que é um exemplo de interoperabilidade no SUS, que até então, eu nunca tinha visto. Acho que o SUS está entrando no século 21!
O aplicativo é a plataforma móvel e de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde. Agrega informações do paciente como CNS (Cartão Nacional do SUS), medicamentos usados, exames, médicos do paciente, além de informações como serviços do SUS mais perto da sua localização, e é um canal de comunicação entre o usuário e o Governo.
Tela inicial do e-Saúde |
Para realizar seu primeiro acesso, baixe o aplicativo e insira algumas informações básicas e o sistema localizará o seu cartão. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades.
A página "Minha Saúde" mostra as informações gerais do cidadão como: lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, lista de vacinas recebidas e outras novidades, dentre as quais destacam-se a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome. O aplicativo tem ao objetivo também de diminuir fraudes.
tela "Meus Medicamentos" com medicamentos recebidos |
Nesta tela de Medicamentos Recebidos, uma novidade muito interessante é a de avaliar o estabelecimento que forneceu a medicação.
tela de avaliação do estabelecimento que forneceu a medicação |
tela "Minha Saúde" e tela "Profissionais de Saúde" |
A página "Serviços de Saúde" permite consultar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.
tela "Serviços de Saúde" |
A página "Atendimento SUS" apresenta a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos da atenção básica de saúde. O aplicativo permite que sejam avaliados ou ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não foi realizado.
Tela "balão" |
App e-Saúde
Android e iOS
Idioma: português
Preço: Gratuito