O Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD (Presidente, Instituto Edumed, Campinas, Brasil|) fala sobre as novidades e os destaques do MIE 2018 (Congresso Europeu de Informática Médica), realizado em Gotemburgo, Suécia.
A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o CBIS 2018 - XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde de 01 a 04 de outubro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O CBIS 2018 está organizado em seis principais sub-temas da Informática em Saúde:
Bioinformática Translacional;
Informática Clínica;
Infraestrutura, Interoperabilidade e Integração;
Saúde Digital, Global e Mobilidade;
Educação, Treinamento e Formação Profissional e
Organização, Gestão, Avaliação e Impacto Social da Informática em Saúde.
Os autores devem obrigatoriamente selecionar uma área temática de ênfase para sua submissão. Cada sub-tema tem um conjunto específico de palavras-chave que definem o escopo da submissão.
Cronograma de Submissão de Trabalhos:
Início das submissões (abertura do sistema): 02/05/2018
Data final para submissão: 16/07/2018
Resultado das avaliações: 27/08/2018
Data final para ressubmissão dos trabalhos com pedido de revisão: 15/09/2018
Reserve já em sua agenda: de 01 a 04 de outubro de 2018 tem CBIS em Fortaleza!
Tonic App foi concebido para facilitar o acesso a normas de orientação clínica e códigos que suportam o diagnóstico, o tratamento e a referenciação de doentes, diz empresa.
Tonic App é o aplicativo profissional de todos os médicos. Aumenta a eficiência do trabalho clínico: permite a discussão rápida e segura de casos de pacientes, colaboração de equipe e agrega conteúdo para o uso profissional cotidiano, como tabelas de conversão de medicamentos ou calculadoras clínicas.
O digital ainda não cumpriu sua promessa na área da saúde e ainda há inúmeras barreiras à produtividade clínica.
Tonic App é gratuito para médicos e está disponível para Android e iPhone. Hospitais e outras organizações de saúde podem assinar o Tonic App para aumentar a qualidade e eficiência dos cuidados e reduzir custos. Qual é o valor de uma readmissão menos ou mais um paciente tratado? Ou o valor da redução do erro médico ou o aumento de referências internas?
“Motores de pesquisa generalistas, como o Google, estão calibrados para retornar resultados para o público em geral. Dessa forma, a pesquisa por termos médicos traz maioritariamente resultados para um público não profissional, obrigando o utilizador médico a perder tempo a filtrar resultados pouco relevantes e a pensar em pesquisas alternativas”, explica Luís Sarmento, CTO da Tonic App e especialista em inteligência artificial.