8 de jul. de 2018

Recursos para verificar interações medicamentosas


Do livro, Clinica e Prescrição, de Prof Dr. Ricardo de Souza Pereira (disponível para download no link no final do post), trago esses dicas para recursos online ou em apps para verificar interações medicamentosas.

"SITES E PROGRAMAS  DE COMPUTADOR SOBRE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA
Existem programas de computador (softwares) que dão resultados rápidos e imediatos de combinações de medicamentos em uma receita médica ou farmacêutica.
1- Um site que possui interações medicamentosas e interações com alimentos é o seguinte:
http://interacoesmedicamentosas.com.br/
  • O usuário precisa se inscrever. O site é bastante útil para verificar receitas que chegam na farmácia e/ou drogaria e em hospitais ou postos de saúde. 

2- Existe um aplicativo para celular, em português, chamado eVita:
http://aplicativosdesaude.com.br/evita-interacoes-medicamentosas/
3- Se o leitor entrar na App Store do Google Play e digitar “interações medicamentosas” irá encontrar aplicativos gratuitos e pagos. Em geral, os gratuitos são oferecidos pela indústria farmacêutica para determinada classe ou área médica. Por exemplo: interação medicamentosa na ginecologia (fornecido pelo laboratório Aché) ou interação medicamentosa na oncologia (fornecido pela Eurofarma), etc... O problema, neste caso, é a falta de interação entre medicamentos de áreas diferentes.
4- Um dos programas mais completos é produzido pela empresa EPOCRATES® e está disponível, na internet, em versão gratuita e por assinatura anual (seja para computador ou para celulares do tipo “smartphone” que possuam o sistema android ou similar). O programa é muito bom, porém existem alguns problemas: saber inglês e ter o nome dos medicamentos nesta língua. Isto pode ser resolvido no tradutor do GOOGLE, acessando a internet do próprio “smartphone”. Outro problema é que ele não possui interações entre medicamentos, fitoterápicos e alimentos. A interação é apenas medicamento-medicamento. Porém, para interações alimentos e álcool (ethanol ou ethy alcohol) ele ainda contém alguma informação."


Complemento o artigo acima com mais algumas ferramentas para verificar interações medicamentosas:
1- Medscape:

Uma publicação compartilhada por TI Medicina (@timedicina) em


Nenhum comentário:

Postar um comentário