13 de jul. de 2019

Coloproctologia: calculadoras UCEIS, DAI, CDAI e MAYO para Doenças Inflamatórias no MedPhone



A MedPhone, sempre muito atenciosa e antenada nas necessidades dos médicos, incluiu as calculadoras:
  • Escore MES (Escore Endoscópico Mayo): padrão da mucosa á retossigmoidoscopia, varia de 0 a 3.
  • Escore UCEIS (índice de gravidade Endoscópico da Colite Ulcerativa): pontuações de 0 a 8 (, estratificada em quatro graus: remissão (0-1); leve (2–4); moderado (5-6); e grave (7–8). Ferramenta para prever com precisão a avaliação global da gravidade endoscópica da UC ; a pontuação da UCEIS é minimamente afetada pela informação clínica da atividade da doença e fortemente correlacionada com os sintomas relatados pelo paciente.
  • Escore e Índice de atividade da doença (DAI) Mayo para Colite Ulcerativa: leva em conta número de evacuações, sangramento, padrão endoscópico e avaliação médica da atividade da soença. Varia de 0 a 12 pontos, e classifica até 2 pontos em remissão, 3 a 5: leve, 6 a 10: atividade moderada e acima de 7 como grave.
  • Índice de atividade da Doença de Crohn (CDAI): composto por oito variáveis, duas das quais são subjetivas, relacionadas à doença, cada uma delas ponderada de acordo com sua capacidade de predizer a atividade da doença. A pontuação total varia de 0 a mais de 600.Uma pontuação de 150 representa doença inativa, e uma pontuação de 450 representa doença muito grave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário