Dicas de @de_salto:
"RESIDENCIA MEDICA NA ALEMANHA
Vou fazer essa outra thread aqui para quem (como eu) demorou séculos para entender como funciona a residência médica aqui.
Seguinte: não tem nada a ver com a residência do BR. Não existe uma prova de seleção, não tem uma obrigação de completar tudo no mesmo hospital ou clínica. Porque aqui a residência não existe na verdade, pelo menos não como conhecemos.
O caminho para se tornar especialista aqui, funciona assim: você procura na revistinha do CRM ou na internet uma vaga de Assistenzarzt. Na descrição vai estar escrito provavelmente de quantos anos é o contrato. Eles te chamam para a entrevista. Se gostarem de você, você faz um dia de Hospitation (que seria conhecer o serviço) e te contratam.
Mas é só isso? Então é fácil! É e não é.
Explico: cada especialidade aqui tem uma quantidade de requisitos/procedimentos que precisa cumprir. Esses procedimentos tem que ser registrados em um livro (chamado Logbuch). E tem também um tempo mínimo (que geralmente são 5 anos, pelo menos das especialidades que já pesquisei).
Nem todos contratos para assistente serão de 5 anos. Muitos são de 1 ou 2 anos (esses geralmente nos Hospitais Universitários).
Mas e aí? Aí vc trabalha os anos que seu contrato determina nesse lugar e depois você tem que correr atrás de um contrato em outro lugar para terminar de completar o seu tempo. Mas isso quer dizer que quando terminar os tais anos necessários eu virei já especialista? NAO!
Se vc trabalhou como assistente numa clinica e não num hospital, ainda te faltara algum tempo e você terá que obrigatoriamente procurar depois um contrato em hospital pois numa clinica. Você dificilmente terá como cumprir todos os procedimentos necessários para preencher e completar seu Logbuch. E ninguém aqui vai pegar na sua mão e te ensinar. Você não é tratado como residente, você está aqui como funcionário para fazer o serviço. Não tem o R2 gente boa pra te ensinar nada não, até porque por serem contratos e não "programas de residência" não existe essa obrigatoriedade de a cada ano entrar uma pessoa.
O responsável pelo seu aprendizado É VOCE. Ninguém vai te dizer quais cursos fazer nada disso. Então esse tempo ai é de tempo mínimo na verdade. Vai depender muito da tua organização e empenho em ir colecionando os procedimentos e escolhendo lugares que você veja que terá a oportunidade de fazer os procedimentos que faltam.
Completou tempo e procedimentos? Você vai na câmara dos médicos do estado onde você trabalha e apresenta seus papeis. Eles vão te convidar para fazer uma prova oral e aí você ganha o certificado de especialista Facharzt.
Como alguém é escolhido então nessa entrevista?
Por que eles vão me escolher enquanto brasileiro/a se tem um alemão se candidatando também pra vaga? Minha dica pra vocês: nós nunca seremos tão fluentes quanto um alemão na sua língua nativa.
Então a gente tem que se diferenciar de outro jeito. Na medicina! Quem já vem com experiência (já trabalhou, já tem uma residência, um titulo qualquer coisa) sai na frente. Você não vai ser contratado como especialista mas como Assistenzarzt só que você tem o conhecimento médico de um especialista. Pra eles é vantagem. Pra gente é um jeito de começar.
Ah, e quem não tem experiência? Eu aconselho ter pelo menos um pouco porque se aprender medicina não é fácil, aprender em alemão é de cair o c* da bunda. Mais fácil traduzir conhecimento já adquirido.
Mas se você não quer e quer vir assim mesmo, tem jeito. Nesse caso, a saída é procurar vagas em lugares bem pequeninos, em Dorfs e nos menores estados, porque lá os alemães também não se aplicam então a chance é que você tenha menos concorrência.
Ah mas em qual especialidade é fácil conseguir vaga de assistente? Em hospitais como cirurgia geral, cirurgia de emergência/ortopedia, clínica medica (subespecialidade em cardiologia e nefro) e psiquiatria - eu vejo sempre vagas. Em clinicas como clinico geral e pediatra vejo muitas vagas também.
Espero que tenha esclarecido como funciona aqui pq isso demorou a ficar claro pra mim e eu só fui entender MESMO depois de já trabalhando aqui..."