O assoalho pélvico, como o próprio nome sugere, corresponde ao conjunto de músculos e ligamentos, localizados entre o osso púbis e cóccix (Bacia), responsáveis por “fechar” e sustentar a parte inferior da pelve.
O períneo, como também é chamado por especialistas, possui a importante função de suportar os órgãos internos do corpo feminino que estão na região da bacia, como o útero, a bexiga e o ânus, além de envolver os orifícios da uretra, vagina e ânus e permitir a passagem controlada da urina e fezes. Além de favorecer a saída do bebê do corpo da mãe no momento do parto. (fonte)
Disfunções do assoalho pélvico:
1- Incontinência fecal
A incontinência fecal representa a perda da capacidade de segurar fezes ou gases.
2-Prolapsos de órgãos pélvicos (útero, bexiga, reto, intestinos)
A perda de sustentação dos órgãos pélvicos por fraqueza ou estiramento das estruturas de suporte faz com que parte dos órgãos pélvicos se insinue ou abaule a vagina ou o ânus.
3- Distúrbios miccionais e a incontinência urinária
Um distúrbio miccional é qualquer alteração no padrão de armazenamento ou esvaziamento da bexiga, ou seja, é a dificuldade de segurar a urina ou a incapacidade de urinar com um fluxo contínuo e satisfatório. (Fonte)
Aplicativos:
1- Exercícios de Kegel:
App bem simples de usar, ensina os exercícios de Kegel que fortalecem o assoalho pélvico e melhoram os oribelas associados a sua disfunção.
2- Aperta e Solta
Esse é bem mais elaborado. Possui vídeoaulas, planos de treinos diferentes para serem realizados, o que significa que você sempre será desafiada por uma nova rotina. Desbloqueie níveis para concluir exercícios e bata recordes! Você será guiada por comandos de voz, visuais e terá sinalizações discretas para poder treinar sem que as pessoas que estão ao redor percebam. Ícone do aplicativo exclusivo do curso, para somente você que é aluna identificá-lo. Não esqueça dos inúmeros benefícios para sua vida sexual e para sua saúde.