A interação de um cliente individual, paciente, ou profissional de saúde com ou através de um dispositivo eletrônico ou tecnologia de comunicação para acessar ou transmitir infoemação de saúde ou receber orientação e apoio em relação à uma situação ou assunto de saúde é definida como a Área de Comunicaçãoes Interativas de Saúde. (Robinson TN et al., 1998)
Avanços em telecomunicações, aplicativos para uso de grupos de usuário, sistema de mensagem intantânea, teleconferência, e novas interfaces estão rapidamente mudando a natureza das interações entre profissionais de saúde, a população, e a rede global e pública de comunicação digital (www). Fonte: Massad, E. et al, O prontuário eletrônico do paciente na assistência, informação e conhecimento médico . FMUSP/UNIFESP/OPAS; 2003. 202 p
Em minha prática pessoal percebo isso claramente onde posso discutir melhor as condutas com meus pacientes, principalmente os do SUS. Devido a inclusão digital muitos deles já chegam à consulta questionando condutas e diagnósticos, sejam eles fornecidos por outro profissional ou pesquisados pelos próprios pacientes no google.
Há aqueles profissionais que não desejam essa revolução, no meu entender, receosos da perda do status antes ocupado pelos médicos e que hoje tornaram-se somente profissionais autorizados pelos estado a exercerem a Medicina, uma prestação de serivço.
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