29 de mar. de 2009

Google Health responde: Porque os médicos iriam aderir a esse serviço de registro de informações de saúde online?

O que adaptei a abaixo é uma tradução livre de parte de uma entrevisa de Amy Tenderich do blog DiabetesMine com a Missy Krasner, Gerente de Marketing de Produto do Google Health.

Amy Tendrich (DiabetesMine): Como você pode garantir que os médicos estarão dispostos a acessar (ou serão capazes) as informações on-line dos pacientes - considerando que eles não tem qualquer incentivo, inclusive financeiro, ligado a essa tecnologia?

Missy Krasner (Google Health): "Boa pergunta. Hoje, os médicos ainda são muito dependentes do papel. Ou eles usam software de rede interna. Uma coisa que estamos vendo, porém, é uma curva de adoção. Quanto mais pacientes estiverem online convidando seus médicos a acessarem as informações deles, mais médicos mostrarão interesse. É como a onda de pacientes que procura informações online sobre suas condições clínicas e as levam impressas para a consulta. Nós acreditamos na pressão do mercado para levar mais e mais médicos aos serviços online.
Estamos trabalhando para permitir compatilhamento de informações, de modo que você poderia enviar um convite para o seu médico, ou a sua mãe, ou outro membro da família, e convidá-los para ver o seus dados de saúde. Se os médicos queiriam trabalhar proativamente com esta informação, eles terão de importá-la para o sistema do hospital ou clínica, que é compatível HIPAA. ( The Health Insurance Portability and Accountability Act -uma lei federal dos EUA aprovada em 1996 que define os requisitos básicos que devem cumprir planos de seguro de saúde, incluindo as regras da informação médica privada do paciente.)
Quanto ao reembolso (estímulo financeiro), há uma grande onda de eConsultations neste momento. As pessoas estão fazendo pressão para o reembolso dessas "visitas virtuais do médico" , e eu acho que isto é algo a considerar dado os efeitos dessa pressão atualmente. Alguns médicos dizem que lhes poupa tempo, porque ele economizamo tempo de uma consulta física (oposto de consulta virtual). Estas são questões globais para o cenário dos cuidados de saúde nos EUA que estamos monitorando ".

2 comentários:

  1. Muito bom se o Google vai realmente seguir as recomendaçõs da HIPPA

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  2. No resto da entrevista há uma boa parte referente a privacidade dos dados:
    Wait, don’t you offer the secure platform? Isn’t the big concern about privacy and HIPAA Compliance?

    “This goes back to the health records platform model. We’re not in the business of offering secure messaging back and forth with doctors. What we’re doing is giving people options to use great services that do offer that functionality.

    For example, we integrate with web sites from the big retail pharmacy chains and provider sites like CVS, Walgreens and Quest Diagnostics labs. You can’t order refills directly through Google Health, but you can import your prescription history, and you can send data back to the pharmacies via their sites.

    The way it works is: you set up a Google Health account, and you choose from a list of partners. When you click on those linked accounts, a window pops up and takes you over to the Walgreens website, for example, where you have to be registered and login with a password or PIN before you can order medications.

    So you leave the Google Health site when you actually make a medical transaction. This is because the pharmacy or lab is a HIPAA-covered entity and has to authenticate the ID of the user before they can administer medications to anyone. Then, when you link back and want to record your list of meds on Google Health, a window will pop up asking, ‘are you sure you want to share this data?’ So it’s guarding security. But we’re not covered by HIPAA because we don’t pay for or provide health care services, nor do we store patient data for providers.”

    OK, so what privacy restrictions do you absolutely guarantee?

    “We don’t ever sell or share user data with any third party. Once your data comes into Google Health, it stays with us. Also, there are no ads in Google Health. And it’s free for any partner to integrate and add on services. In fact, there is no direct monetization model for Google Health.

    Our model is simply that when people sign up, it tends to encourage users to do more searches on Google.com. That’s where we make our money. Every page of Google Health has search box on the side. If you click on it, it takes you out to Google.com. None of your health data goes with.”

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