O Reitor da Unesp Herman Jacobus Cornelis Voorwald inaugurou em Botucatu a Unidade de Pesquisa Clinica, especializada em ensaios clínicos em pesquisas com seres humanos.
A Unidade de Pesquisa Clinica -Upeclin- é uma das 32 unidades credenciadas no país a fazer esse tipo de pesquisas.
A Upeclin do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina do Campus de Botucatu, foi inaugurada em 3 de dezembro, em um prédio de 600 m² e conta com dez consultórios e oito leitos.
A unidade foi desenvolvida para oferecer uma estrutura que atenda a todas as etapas de testes para novos medicamentos, equipamentos, procedimentos cirúrgicos e terapêuticos, além de estudos epidemiológicos.
O investimento nos laboratórios custou R$ 1,2 milhão e foi financiado pelos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, por meio da Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, empresa de fomento vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto integra a RNPC - Rede Nacional de Pesquisas Clínicas em Hospital de Ensino, que começou a ser montada em 2005 pelo Governo Federal.
Quem pode fazer ensaios clínicos?
As pesquisas encaminhadas devem ser vinculadas a um pesquisador da área da saúde e ter fonte própria de financiamento.
Elas podem ser propostas por todas as unidades da Unesp e por outras instituições, além do governo e da iniciativa privada, desde que sigam todos os preceitos éticos, conforme padrões como o do Ministério da Saúde do Brasil e o da Declaração de Helsinque, publicada em 1964 pela Associação Médica Mundial, na capital finlandesa, e considerada referência internacional de pesquisa biomédica.
Os projetos serão minuciosamente analisados para serem aceitos e não devem ser confundidos com os atendimentos do SUS - Sistema Único de Saúde, feitos pelo hospital, como ressalva Müller.
Fonte: Entrelinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário