Com a inclusão digital e os computadores mais acessíveis, é muito comum que as pessoas busquem informações sobre saúde na internet. Tanto, que o Dr. Google é um concorrente forte em consultórios, fornecendo informações, antes mesmo da consulta, sobre as últimas novidades em tratamentos e na pior das hipóteses, propiciando um auto-diagnóstico na maioria das vezes errôneo.
Sites e comunidades online estão cada vez mais comuns, como o PatientsLikeMe, onde os pacientes encontram pessoas com os mesmos problemas de saúde para discutir tratamentos, obter apoio e trocar experiências.
sites como http://www.patientslikeme.com/ |
E os médicos estão perdendo a oportunidade de ocupar esse espaço. Como detentores - não mais exclusivos - do conhecimento, deixam de aproveitar essa demanda por informações confiáveis, podendo usar esse canal para divulgar eticamente seu trabalho e ainda melhorar a comunicação com seus pacientes.
Os profissionais de saúde podem aproveitar o interesse dos pacientes pelas informações online de saúde, para criar sites sobre sua especialidade, comunidades, usar o twitter e as páginas institucionais do facebook (e não seu perfil particular) para divulgar dicas de saúde agregando valor ao serviço médico oferecido, mantendo a fidelidade do paciente.
Os pacientes querem informação sobre saúde confiável na internet e é uma excelente oportunidade para os médicos ocuparem o espaço online.
Precisa de consultoria nessa área? TI Medicina pode te ajudar.
Baseado no