Lente esférica |
Pesquisadores do The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene publicaram um rabalho onde usam um iPhone 4S com uma pequena lente de 3mm e uma fita dupha-face para detectar ovos de helmintos.
lente esférica com fita dupla-face em câmera de iPhone 4S |
Um smatphone foi transformado temporariamente em um microscópio com uma lente esférica de 3mm (Edmund Optics, Barrington, NJ) na câmera de um iPhone 4S (Apple, Cupertino, CA) com a fita de dupla-face (3M, St. Paul, MN) semelhante ao trabalho descrito por Smith e outros.
Um orifício é feito no meio da fita dupla-face, posicionando-se a lente esférica na fita, em cima da lente da câmera do iPhone 4S.
Um esfregaço Kato-Katz em uma lâmina é colocado a 1mm da objetiva (Figura 1) e a iluminação é feita por uma lanterna genérica portátil incandescente alimentada por pilhas AA
A-T. trichiura em microscópio convencional e B- em câmera de telefone celular C- A. lumbricoides microscópio convencional e D- em câmera de telefone celular |
As imagens foram vistas na tela do telefone móvel, e de ampliação foi aumentada com a função zoom digital; estima-se que esse método poderia alcançar um equivalente de 50-60U ampliação.
A Microscopia do smartphone tem uma sensibilidade de 69,4% para a detecção de qualquer ovo de helminto e sensibilidades de 81,0%, 54,4% e 14,3% para o diagnóstico de Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário