31 de mai. de 2011

Finggers- Rede social para compartilhar aplicativos para ipad e smartphones

Já falei dela há muito tempo atrás, mas resolvi dar uma atualizada lá.
Finggers é uma rede social nova e única baseada em apps para smartphones.



http://finggers.com/Leandra minha página: adicione-me lá

Ela foi sonhada, planejada e criada para permitir que pessoas como nós possam mostrar ao mundo um pouco mais de quem somos através dos nossos apps favoritos. Por outro lado, acreditamos que os apps também podem expressar sua "personalidade" através dos usuários que têm.
meus apps com minhas classificações

Com isso em mente, estaremos trabalhando constantemente para implementar novos recursos e aperfeiçoar nossa interface de forma que possamos alcançar esse objetivo. Assim, acreditamos que podemos agregar valor ao universo mobile em escala global.

resumo sobre o app Diagnossaurus
minhas tags 

26 de mai. de 2011

Você usa o iPad como ferramenta de educação do seu paciente?

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


O IPAD da Apple, assim como os outros tablets no mercado, são divisores de águas na educação do paciente. Agora, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde podem orientar os pacientes com mulimídia na cabeceira do doente ou no consultório, utilizando a interação de toque que aumenta a experiência educacional e ajuda o paciente a  lembrar o que você está ensinando.

Então, da próxima vez que você quiser ilustrar um problema na coluna lombar, a anatomia do estômago ou um problema vascular, considere usar um tablet para ilustrar seu ponto. 

Os recursos são vastos e a cada dia melhores. Não perca essa oportunidade de tornar seu atendimento uma experiência de aprendizado e interação com seu paciente!

24 de mai. de 2011

Status atual e novidades sobre tablets - BH - BRASIL

Procurei os tablets disponíveis outro dia aqui na FNAC e só encontrei o iPAD 1 (não tem câmera), Motorola Xoom (somente com WiFi, sem 3G) e o Galaxy Tab 7". Apesar de ter achado o Moto Xoom com melhor usabilidade e por ter o Honeycomb Android 3.0) pela falta do 3G acabei por aconselhar Dra. Larissa Vilela Cruz, uma grande amiga, a esperar a chegada do Galaxy Tab 10" e optar no momento por um netbook, que resolveria suas necessidades atuais. Uma decepção total com a falta de opções no mercado brasileiro...

Novidades:

  • Doze empresas querem produzir tablets no Brasil, afirma Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante. Além da Foxconn, responsável pela montagem do iPad, da Apple, as outras 11 empresas são, conforme o ministro, Positivo, Envision, Motorola, Samsung, LG, Itautec, Sanmina, Compalead, Semp Toshiba, AIOX e MXT.
  • Windows Phone 7 até o fim do ano no Brasil: A nova versão do Windows Phone 7, codinome “Mango”, será lançada em 35 países até o final do ano, incluindo o Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) por Kevin Turner, COO da Microsoft, em São Paulo.
  • HP garante que os seus tablets vão ultrapassar o iPad: As declarações foram proferidas em Cannes tendo Eric Cador, da HP afirmado:
    No mundo PC, ao oferecer produtos diferentes dos nossos concorrentes, tornámo-nos número um. No mundo dos tablets, vamos tornar-nos melhores que o número um [Apple]. Apelidamos isso de ‘número um mais’.
  • MP dos tablets: O Governo Federal publicou no “Diário Oficial da União” uma medida provisória que coloca os tablets na mesma categoria dos notebooks. Assim tablets produzidos no Brasil ficarão mais baratos. Veja mais aqui.
  • Dois tablets para a Amazon: Estes hipotéticos tablets funcionam ambos sobre Android e dão pelo nome de Coyote e Hollywood. Ao que parece o Coyote será um tablet que terá como processador um Nvidia Tegra 2 enquanto que o Hollywood terá um Nvidia Tegra 3, processador quad-core também conhecido como Kal-El e que apresenta um desempenho… fenomenal!





Leia também:

Comparação do iPAD 2 x Sansumg Galaxy tab 10 x Moto xoom x HP touch pad x LG Optimus x Blackberry Playbook

18 de mai. de 2011

Informatizando o consultório médico - Hardware





Do blog do José Henriques, UglyDarkSide, eu trouxe esse excelente artigo sobre hardware na informatização do consultório médico. JHenriques é de João Monlevade, e é uma das pessoas que mais conhecem os trâmites do saúde no SUS. 

"Algumas vezes sou consultado sobre quais são as melhores maneiras de informatizar um consultório médico. A primeira questão que me vem é: Qual o seu volume de atendimento e sua especialidade.
O volume de atendimento diz muito sobre questões como rede de dados e capacidade de armazenamento. E a especialidade médica diz sobre qual hardware melhor se encaixa para o uso. O volume de atendimento também nos auxilia a definir a configuração do hardware para a secretária, que não precisa ser o mesmo do Médico, mas as tecnologias devem ser convergentes.

O primeiro passo é definir o Hardware e a rede utilizada. Em geral, alguns médicos optam por máquinas montadas, as do mercado informal, que em geral tem preços bons, mas apresentam diversos problemas ao longo do tempo, devido a estas configurações “nada comuns” que são feitas. Placa mãe de um fabricante, memória de outro, em geral funcionam para usuários que podem perder tempo formatando com freqüência suas máquinas.Mas em um atendimento, a disponibilidade do equipamento é crucial, portanto, investir em uma máquina de um fornecedor reconhecido (HP, Dell, IBM, entre outros) evita o problema da disponibilidade do equipamento. O espaço de armazenamento também deve ser pensado. Se existe a necessidade de se trabalhar com diversos arquivos de imagem, como os do formato DICOM (usados por equipamentos de diagnóstico por imagem), o espaço em disco deve ser o maior possível, e as placas de vídeo devem ser dedicadas, e não as integradas à placa mãe. Placas de vídeo com memória de 256 a 512 não é um luxo para este tipo de trabalho.

Monitores de vídeo também fazem muita diferença. Hoje temos tecnologias LED e LCD competindo. Para quem usa o diagnóstico por imagem, monitores usando a tecnologia LED são recomendados, pois permitem contrastes mais nítidos em imagens. E o tamanho também interfere, já que monitores de 20” permitem uma área de exibição maior e mais confortável no trabalho.

As impressoras também merecem cuidado especial. Hoje, dependendo do volume impresso de documentos, compensa estudar a locação do equipamento, caso o volume de páginas impressas seja superior a 2 mil páginas mês. Valores inferiores a este, podem representar um custo suportável. O ideal é disponibilizar 2 impressoras, uma para o consultório e outro para a secretária. Em geral, o equipamento da secretária pode ser um Multifuncional, que permite a economia de espaço e de recursos para que a mesma possa enviar e receber fax, digitalizar documentos relativos ao faturamento médico e impressão de documentos para acompanhar o faturamento.
A impressora do consultório pode ser Laser ou Jato de Tinta. A tecnologia de impressoras laser coloridas tem permitido a impressão de imagens com boa resolução a um custo acessível (na faixa de R$0,60 a página impressa). Mas ela deve ser baseada na especialidade do médico. Médicos que fazem uso constante de imagens diagnósticas, o ideal é optar por um equipamento laser colorido. Já quem tem necessidade de imprimir laudos e atestados, uma impressora laser monocromática e uma jato de tinta atendem bem a demanda.

Quanto a rede de dados, ela pode ser física ou wirelles. O grande problema da Wirelles ainda é a segurança. Recomendo que você além de consultar alguém especializado neste tipo de rede, utilize autenticação pelo MAC Addres e permita apenas a conexão de máquinas cadastradas. Cada equipamento possui um Mac addres único, o que aumenta a segurança da rede. Se optar por uma rede convencional, baseada em cabos, se você utilizar diagnóstico por imagem, recomendo pensar numa configuração de 1Gigabit, pois a velocidade de tráfego da rede é superior. Se não utilizar, as redes 10/100 atendem bem a demanda de um consultório. Lembre-se sempre de procurar fornecedores que ofereçam garantia de 1 ano.

Muitos médicos hoje possuem dispositivos móveis. Os dispositivos móveis vieram para ficar, mas lembre-se sempre em manter as tecnologias convergentes. Não adianta comprar um equipamento por modismo, se não conseguir integrar este equipamento a outros em sua atividade profissional. Verificar esta compatibilidade auxilia a evitar frustrações com a tecnologia.

Um item importante é a garantia dos equipamentos. Algumas empresas como Dell, IBM e HP oferecem a garantia extendida, o que diminui o risco do equipamento sofrer manutenção de maneira inadequada. Lembre-se sempre de que a garantia extendida deve estar atrelada a um bom acordo de SLA (o tempo de resposta às demandas), que garante o prazo de atendimento ao problema apresentado.
Outra questão importante é o backup. Recomendo efetuar o backup em 2 mídias diferentes. DVD’s e de preferência uma unidade externa de armazenamento (Pen-drive ou disco externo). Ter backup não é luxo, e sempre efetue testes para saber se o que você gravou pode ser facilmente recuperado.
Pensando desta maneira, você evita gastos excessivos, e elabora uma solução de hardware que não vai ser difícil de pagar, e vai te trazer uma experiência agradável com a tecnologia.
Na parte II iremos discutir softwares para consultórios médicos.


E vamos subindo a montanha!"

Leia também:

Informatizando o consultório médico - Software

17 de mai. de 2011

O status atual da e-prescribing (prescrição eletrônica) nos EUA

Com base no relatório National Progress Report on e-Prescribing and Interoperable Healthcare,as conclusões sobre o estado atual da e-prescribing (prescrição eletrônica) podem ser lidos abaixo:


Uso da prescrição eletrônica:

  • Respostas eletrônicas para requisições da e-prescribing cresceu 125% passando de 188 milhões em 2009 para 423 milhões em 2010.
  • Medicamentos provenientes de prescrição eletrônica entregues aos médicos cresceu 184% de 81 milhões em 2009 para 230 milhões em 2010.
  • Prescrições encaminhadas eletronicamente cresceram 72% de 191 milhões em 20 para 326 milhões em 2010.
  • Prontuário eletrônico x Software independente de prescrição eletrônica: Cerca de 79% dos médicos utilizam prontuário eletrôncio em 2010, acima dos 70% em 2009.
Adoção:
  • Prescritores: O número de médicos que emitem e-prescribing cresceu de 156.000 no final de 2009 para 234.000 no final de 2010, representando cerca de 34% de todos os médicos em consultório.
  • Pagadores: ao final de 2010, SureScripts poderia dar acesso às receitas médicas e informações sobre o histórico de mais de 66% dos pacientes os EUA
  • Farmácias e compra de medicamentos pelo correio: ao final de 2010, cerca de 91% das farmácias comunitárias dos EUA estavam conectados para a prescrição eletrônica e seis das maiores farmácias pelo correio foram capazes de receber prescrição electrônica.
Resultados surpreendentes:
  • Médicos da família e pequenas clínicas tem taxas elevadas de e-prescribing em relação às especialidades e clínicas de grande porte.
  • Especialistas, incluindo oftalmologistas e cardiologistas estão usando a prescrição eletrônicamais frequentemente que o esperado.
E-prescribing é uma história de sucesso única em interoperabilidade. As normas são claras (NCPDP) e é obrigatória. Os incentivos estão alinhados (economiza tempo dos médicos e dinheiro às farmácias ao mesmo tempo em que torna o processo mais seguro e conveniente para o paciente). 
Há esperança de que os esforços de interoperabilidade, como o sumário clínico, sigam esta trajetória de adoção e a oferta de padrões inequívocos possam mudar a cultura para tornar a interoperabilidade uma expectativa de pacientes e fornecedores.

Novos smartphones da Sansung

Telefonia - Submarino.com.br
Não foi só o Galaxy Ace a ser oficializado. No total, foram 4 os smartphones que a Samsung apresentou, bem a tempo de fazerem as malas para serem apreciados durante a MWC 2011. São eles os Samsung Galaxy Mini (S5570), Samsung Galaxy Gio (S5660) e Samsung Galaxy Fit (S5670).
Samsung novos Galaxy
Começando pelo Samsung Galaxy Fit. Trata-se de um smartphone que funciona sobre o Android 2.2 (com a interface TouchWiz) e vem equipado com um tela tátil de 3,31 polegadas (resolução de 240×320 pixels), processador de 600MHz, Bluetooth 2.1, sensor de 5 megapixels, WiFi, receptor GPS, rádio FM, entrada microSD e bateria de 1.350mAh. Dimensões: 110,2×61,2×12,6 milímetros.
Passamos agora para o Galaxy Gio. Também é um smartphone Android 2.2 (com TouchWiz) que apresenta um tela de 3,2 polegadas (resolução de 320×480 pixels), processador de 800MHz, Bluetooth 2.1, sensor de 3 megapixels, receptor GPS, WiFi, rádio FM, entrada microSD e bateria de 1.350mAh. Dimensões: 110,5×57,5×12,15 milímetros.
Finalmente, temos o Samsung Galaxy Mini que funciona sobre o Android 2.2 com TouchWiz e tem um tela tátil de 3,14 polegadas (resolução de 240×320 pixels), processador de 600MHz, Bluetooth 2.1, sensor de 3 megapixels, receptor GPS, WiFi, rádio FM, entrada microSD e bateria de 1.200mAh. Tudo num corpo que mede 110,4×60,6×12,1 milímetros.

16 de mai. de 2011

Estetoscópio eletrônico: som ímpar para asculta


Dos estetoscópios acústicos para estetoscópios eletrônicos:



ds32a Digital Electronic Stethoscope é estetoscópio eletrônico de diagnóstico com um som de qualidade ímpar.

Possui modo de amplificação com ajuste de volume que amplifica em até 50x  os sons da ausculta, sendo útil para bulhas abafadas, paciente obesos ou ruídos ambientes.
Como o som é eletrônico, não há a perda com o ar ou comprimento dos tubos de condução.
Os modos Bell/Diaphragm possibilitam mudar de sons de baixa frequência, adequando tanto para sons cardíacos quanto pulmonares.
Com o Ambient Noise Rejection, os sons ambientes são eliminados em locais de muito ruído.Também é possível colocar no modo mute para silenciar o estetoscópio.
A liga de aluminínio e aço inoxidável tornam o equipamento bem leve.

Integração com os dois aplicativos da ThinkLabs para smartphones: iMurmur e Stethoscope app.
Saiba mais sobre os apps iMurmur e Stethoscope app aqui: Aplicativos médicos por Especialidades: Cardiologia.







15 de mai. de 2011

VisualDx: um aplicativo médico de diagnóstico imperdível

VisualDx é um app médico grátis  muito útil e de navegação fácil e intuitiva.Já na tela inicial é possível 2 tipos de busca: diagnóstico específico ou diagnóstico diferencial. Há também uma categoria totalmente dedicada a erupções medicamentosas.

Na opção de diagnóstico diferencial a navegação é feita primeiramente pela localização da lesão em adulto ou criança e posteriormente por características como número de lesões, idade do paciente e assim por diante. 
As imagens são de muito boa qualidade  e as informações sobre a condição clínica são bem completas.




Veja o demo de 4 minutos abaixo e entenda mais:


Disponível : iphone, iPad e Android.
VisualDx: um aplicativo médico de diagnóstico imperdível é um post original do TI Medicina

14 de mai. de 2011

Aplicativo diagnostica malária com foto de amostra de sangue

Um grupo de estudantes de graduação da Universidade da Flórida Central criouum aplicativo que possibilita a médicos diagnosticar malária simplesmente tirando-se uma foto, marcando mais uma tentativa de unir a tecnologia móvel ao combate a doenças. O protótipo é o Samsung Focus, equipado com o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone 7.


O aparelho possui uma lente microscópica especial acoplada à sua câmera. Quando esta tira uma foto de uma amostra de sangue, a lente processa os dados para determinar se os parasitas da malária estão presente, calcula a quantidade da doença na amostra, e então desenha um quadrado vermelho em volta dos focos parasitários, notificando quantos foram encontrados.

O aplicativo, chamado de LifeLens (Lente da Vida, em tradução livre) elimina a necessidade de trazer pacientes para consultórios médicos para que exames sejam realizados, já que um smartphone é facilmente transportado para o local necessário. “O programa vai fazer a diferença, ao tentar conter a epidemia de malária”, acredita Tristan Gibeau, o líder da equipe, que tem planos de expandir a tecnologia para diagnosticar outras doenças, como a anemia falciforme. “Numa visão geral, com sorte, o LifeLens vai ajudar a combater a maioria das enfermidades que existem, e tornar a vida de todo mundo um pouco mais fácil”.

11 de mai. de 2011

É possível fazer diagnóstico de AVC usando smartphone


O uso do aplicativo ResolutionMD Mobile (já mostrado no post "Análise do uso do iPAD no Diagnóstico por imagem - Radiologia) permite fazer diagnóstico de AVC com base nas imagens de TC com tanta acurácia quanto em um dekstop.

Em artigo recentemente publicado pelo Journal of Medical Internet Research mostrou que o aplicativo ResolutionMD Mobile tem precisão de  94% a 100% em comparação a uma estação médica no diagnóstico de acidente vascular cerebral agudo, em comparação às mesmas TCs visualizadas em uma estação médica de trabalho.
Além de um diagnóstico preciso de um AVC, o aplicativo também foi elogiado por sua capacidade de lidar com um grande número de imagens aparentemente sem alterações e detectar sutis, mas potencialmente críticas alterações em tomografia computadorizada. Além disso, a natureza móvel do app dá aos médicos a possibilidade de analisar e diagnosticar os acidentes vasculares cerebrais de praticamente qualquer lugar.

7 de mai. de 2011

Cardiologista troca estetoscópio por ultrassom portátil

Dr. Topol, cardiologista, em San Diego, carrega com ele, em vez de um estetoscópio, um dispositivo ultra-som portátil (vscan) aproximadamente do tamanho de um celular. Quando ele coloca no peito de um paciente, o dispositivo permite que ele veja diretamente o coração. O paciente também vê, juntamente com o médico, o músculo, as válvulas, o ritmo e o fluxo sanguíneo.

"Por que eu iria ouvir as bulhas, quando eu posso ver o coração em tempo real?" Diz o Dr. Topol.

Dr. Eric J. Topol, diretor acadêmico e chefe academic officer of Scripps Healthe e médico-chefe do West Wireless Health Institute (WWHI), discute a evolução da saúde sem fio. "Esta é a década da saúde digital para qual estamos caminhando", previu Topol. Ferramentas de saúde sem fio irão capacitar os consumidores a tomar conta de sua saúde como nunca antes, disse ele, e isto demonstra uma tendência a ser a década de cuidados de saúde dirigidos ao consumidor.

Leia também: 

VSCAN - o ultrassom do tamanho de um telefone celular



Link de venda da GE: http://diagnosticopreciso.com.br/vscan

6 de mai. de 2011

Certificação Digital e o Futuro da Saúde no Brasil

Do blog Certtificação Digital, de Regina Tupinambá,  vem esse post com novidades sobre o e-CRM (CRM Digita)l:

Projeto de certificação digital para o médico avança nos conselhos de medicina

Ainda este ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) pretende dar início ao projeto-piloto de implantação da certificação digital para médicos no país. A expectativa é de que o trabalho permita os ajustes necessários à implementação da iniciativa em todos os estados. A informação foi dada pelo presidente da entidade, Roberto Luiz d’Avila, durante simpósio preparado especificamente para discutir o tema

O encontro – realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) – aconteceu nos dias 3 e 4 de maio e teve a participação de várias entidades relacionadas ao tema, como a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (Sbis), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Instituto Nacional de Identificação (INI/DPF/MJ) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), entre outros. As contribuições ajudarão o CFM no desenvolvimento de sua solução. 

“Não há volta neste caminho. Nosso objetivo é garantir ao médico a melhor solução para que possa usar essa ferramenta com facilidade e oferecendo ao paciente a devida segurança”, alertou d’Avila. Para ele, debates como os desta semana são fundamentais para fazer o diagnostico da situação atual dos conselhos no uso da informática em saúde e permitir o planejamento estratégico para superar os desafios que se impõem.

O conselheiro Desiré Callegari, responsável pelo Setor de Tecnologia da Informação do CFM, afirmou que a certificação digital para médico é inevitável. “A Medicina não pode perder o passo da história. As novas tecnologias exigem dos profissionais a perfeita adequação às novas ferramentas, o que pode trazer ganhos significativos inclusive na qualidade da assistência”, lembrou. 

De acordo com ele, a novidade ajudará a aproximar o médico dos conselhos de medicina devido à ampliação da oferta de serviços que poderiam ser realizados à distância pelos médicos. Com a assinatura eletrônica, por exemplo, seria possível solicitar e emitir atestados, certidões ou acompanhar o andamento de processos sem sair de casa ou do consultório. 

Leia também:

5 de mai. de 2011

Comercial da iPAD2 dá destaque novamente ao uso médico

A Apple lançou o novo comercial do iPad 2, entitulado “Se você perguntasse” (“If You Asked”). Com um apelo emocial, o comercial de 30 segundos mostra algumas possibilidades que professores, pais, médicos, crianças e CEOs podem ter com o iPad.
O texto diz o seguinte:
“Se você perguntasse a um pai, ele poderia chamá-lo de INTUITIVO. 
Se você perguntasse a um músico, ele o chamaria de INSPIRADOR. 
Para um doutor, de INOVADOR. 
Para um presidente de empresa, PODEROSO. 
Para um professor, ele é o FUTURO. 
Para uma criança, ela o chamaria de MÁGICO. 
E se você perguntasse para nós, diríamos que este é só o começo.”

Veja o vídeo abaixo:


Fonte: Blog do iPAD


Não deixe de ler também:

Novo comercial do iPAD 2 mostra uso médico




4 de mai. de 2011

Os médicos usam iPod Touch em Cirurgia de Substituição do Joelho


Uma equipe de médicos do Hospital Breach Candy no litoral sul de Mumbai realizou com sucesso três cirurgias utilizando o DASH Smart System , um novo aplicativo para o iPod Touch que pretende facilitar as cirurgias de quadril e joelho.

DASH é um sistema cirúrgico de navegação portátil projetado para auxiliar os cirurgiões ortopédicos nos procedimentos cirúrgicos do joelho e nas de substituição do quadril com maior precisão. É o iPod touch que funciona remotamente como a plataforma móvel e com uma câmera de infravermelho para dar aos cirurgiões orientação precisa e intuitiva em cada procedimento, bem como a capacidade de fazer ajustes interativos.

O aplicativo está aguardando aprovação para uso nos Estados Unidos.

Para entender mais, veja o vídeo abaixo:



Há vários vídeos de procedimentos cirúrgicos ortopédicos assistidos por computados netse link: http://wn.com/Computer_Assisted_Orthopedic_Surgery

3 de mai. de 2011

Selo de certificação de qualidade de sites médicos

Informática - Submarino.com.br
Durante o VI Seminário Nacional Médico Mídia, o vice-presidente da FENAM, Eduardo Santana, mostrou o esforço da entidade para a criação de um selo que certifique a qualidade de informações sobre saúde apresentadas na internet. 

“O médico do futuro precisa indicar não apenas remédios ou diagnósticos, mas também páginas da Internet a serem consultadas”. Reproduzindo esta frase, de autoria do historiador da Fundação Oswaldo Cruz André Pereira, o segundo vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) Eduardo Santana resumiu o norteador de sua palestra intitulada “A certificação de sites médicos na Internet - a importância da criação de um selo para que a mídia reconheça as informações qualificadas”.

“Como saber se o site ou o blog que eu leio me traz informações seguras? O ‘Dr.Google’ é, sem dúvida, o ‘médico’ que mais informa, dá consulta e prescreve medicamentos no mundo. Isso é preocupante. A proposta do selo é qualificar a informação, atestar que aquilo é realmente divulgado por um médico”, defendeu Santana.

Com a criação de um selo de qualidade, a Internet pode se configurar como uma fonte confiável de informações sobre doenças e desafios médicos. Para Santana, nesse novo cenário a relação médico-paciente se modifica, uma vez que ambos se encontram mais bem informados. Na visão do profissional, esta nova relação se caracteriza por uma interação, possibilitando uma troca de informações e conhecimentos que, caso baseados em fontes on-line validadas, se provará benéfica para ambas as partes.

veja mais no vídeo abaixo:


Fontes: Blog da FENAN e UNISITE