20 de out. de 2009

Nanotecnologia: mosca robótica para diagnóstico intra-arterial


Pesquisadores israelenses criaram uma mosca robótica em miniatura que pode percorrer as artérias e veias do corpo para diagnosticar e tratar problemas.

Baseado na tecnologia MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems), o pequeno robô é direcionado por um imã controlado de fora do organismo. Seus minúsculos braços se agarram nas paredes das veias para que ele alcance a região desejada.

Variando o campo magnético por meio de um controle remoto, os pesquisadores movem a mosca a velocidades de 0.35 mm por segundo. Como a unidade de controle é externa, o robô pode funcionar por um período ilimitado de tempo, sem a necessidade de recarregar a bateria durante o procedimento. O laboratório pretende adicionar uma câmera ao protótipo.
Entre as outras pesquisas do Robotics Lab está um outros pequeno robô que visa auxiliar a medicina mas, ao invés de escalar, ele nadaria nos fluídos corporais, sendo útil para estudar a medula espinhal.A tecnologia de movimentos foi inspirada nos flagelos encontrados nos espermatozóides. (leia mais em : Info plantão - Ciências)



Nenhum comentário:

Postar um comentário