29 de mai. de 2012

O Futuro wireless (sem fio) da Medicina



"Alguém sabe quando o estetoscópio foi inventado? Em 1816E o que eu posso dizer é que em 2016 os médicos não estarão andando com estetoscópios. Há uma tecnologia melhor chegando. E isso é parte da mudança na Medicina. O que mudou na nossa sociedade foram os dispositivos wireless (sem fio). O futuro são os dispositivos médicos wireless."

Assim Topol começa sua palestra no TED. Em breve vamos usar smarthphones para monitorar nossos sinais vitais e condições crônicas.

Na TEDMED, ele destaca vários dos dispositivos sem fio mais importantes no futuro da medicina -- todos nos auxiliando a ficar fora dos leitos hospitalares.

Gadgets médicos mencionados no vídeo:

  1. iRhythm
  2. Airstrip Patient Monitoring
  3. Zeo Personal Sleep Coach
  4. Vscan Ultrassom Portátil
  5. Piix da Corventis
  6. PhilipsDirect Life
  7. iShoe
O palestrante aborda as estatísticas de internação por ICC nos EUA, e mostra como esses dispositivos podem diminuir as internações, resultando em economia de gastos.

10 alvos da Medicina sem fio


leia também:

Top 10 Gadgets Médicos - Dispositivos médicos

2 comentários:

  1. Leandra,

    Muito interessante esta visão. No entanto, precisamos separar algumas coisas. Um dos vários estudos sobre monitorização contínua de glicemia aponta que ela não leva a melhores desfechos renais. (ver: http://medicinadefamiliabr.blogspot.com.br/2012/05/meta-analise-controle-intensivo-da.html)

    Será que não estaremos gerando ansiedade e novos custos desnecessários ao ofertar a gestante a possibilidade de monitorar toda a sua gestação, incluindo BCF, contrações, MF?

    Algo a se pensar.

    ResponderExcluir
  2. Como toda nova tecnologia, concordo que é necessário tempo e estudos para avaliar tanto a eficácia quanto a viabilidade do processo. Mas as possibilidades são muitas, e o acesso a tecnologia é muito facilitado já que a maioria da população dispoõe de telefones celulares. Ainda acho a tecnologia móvel uma facilitadora tanto na prática clínica quanto na comunicação médico-paciente, e nisso se inclui monitorização e envio de dados clínicos.

    ResponderExcluir