19 de abr. de 2013

Como publicar um livro eletrônico (ibook) na iBookstore da Apple

Publicar na Apple é um desejo de quase todos os que já baixaram o iBooks Author no Mac e de muitos que produziram em formato epub e desejam ver suas obras na iBookstore. Depois da publicação pronta, quando se tenta publicar, vê-se o quão complicado é.

Mas a autopublicação em formato eletrônico tem suas vantagens quando comparada a publicação tradicional: rapidez do processo, relatórios diários de venda, ganhos de 35% a 75% do valor de venda da obra em comparação com 10% da publicação física e muito mais.


Recomendo imensamente o livro digital Publicação de Livros na iBookstore de Glauco Adams. Nesse manual o autor fala desde as vantagens da publicação de livros eletrônicos, passando pelo cadastro na Apple, produção do livro, envio do livro, preço, até a publicidade e como é feita. Foi de imensa ajuda! 

Tive o livro recusado várias vezes devido à formatação. É extremamente cansativo tentar enviar o arquivo e conseguir erros no iTunes Producer. Mas como acredito que o conhecimento deva ser compartilhado, darei dicas que funcionaram para mim e espero que sejam úteis para quem for se aventurar nesse empreitada.



Dicas úteis:
  • Não é preciso um número ISBN para publicar na Apple, mas se desejar um, o caminho é esse: www.isbn.bn.br/
  • Quando for cadastrar na Apple, opte pela conta apta a vender livros (Paid Books Account) se essa for sua intenção. O cadastro para oferecer livros gratuitamente é muito simples, mas uma conta dessa não pode ser alterada para conta de venda de livros posteriormente.
  • Se você já oferece qualquer conteúdo, tipo aplicativos, deve criar outro cadastro, com outro email e outro acesso ao itunnes connect.
  • Precisará de um número EIN (Employer Identification Number), que é uma identificação fiscal nos EUA. Preenchi o Formulário SS-4 e fiz o cadastro por fax e recebi em casa o EIN após 2 meses pelo correio. Na publicação acima, o autor ensina como fazer rapidamente pelo telefone. Usei as informações desse link aqui.
  • Na hora de informar seus dados fiscais e bancários duas dicas muito úteis:
  1. Código SWIFT: http://www.theswiftcodes.com/brazil
  2. Número da conta corrente com 18 dígitos: BBBAAAAACCCCCCCCCC, onde BBB é o número do banco, BB é 001, Itaú é 341, etc. AAAAA é a agência, se tiver 4 dígitos, preceda o número por zero: agência 2345 fica 02345. CCCCCCCCCC é o número da conta, mesma lógica anterior, se tiver 5 ou 6 dígitos, preceda por zeros.
  • Para produzir o livro pode-se usar o iBooks Author, da Apple (não há versão para Windows), ou fazê-lo em ePub.
  • Como o iBooks Author nos permite livros digitais interativos, a tentação de inserir fotos e vídeos é imensa, mas lembre-se que há um limite para envio de arquivo que é de 2GB.
  • Para enviá-lo a iBookstore a má notícia é que só pode ser enviado pelo iTunes Producer, e ele só está disponível para MAC. 

  • Se você já enviou o livro e recebeu tickets para correção, leia o manual para publicar da Apple (iBookstore Publisher User Guide). O problema é que o pdf fica disponível somente depois que o seu cadastro na Apple está validado. E passei muita raiva com as devoluções do livro.
  • Se obtiver esse erro (*** -[__NSCFString substringToIndex:]: Range or index out of bounds) ao tentar reenviar o livro no iTunes Producer, experimente marcar somente Brasil na lista de territórios e enviá-lo. Quando for checar, a venda estará disponível para todos os países.


Espero ter ajudado quem deseja publicar um livro digital na Apple. O caminho é longo, mas dizem que compensa!

Quem desejar o livro "Smartphones e Tablets para Profissionais de Saúde", pode baixá-lo na iBookstore.


Como publicar um livro eletrônico (ibook) na iBookstore da Apple é um artigo original do TI Medicina. Quando for copiá-lo, adicionar os devidos créditos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário