9 de abr. de 2011

Tecnologia da Informação na Educação Médica

Com os recursos hoje disponíveis para os estudantes de Medicina, a educação médica é bem mais acessível que "na minha época".
Há toda uma gama, na maioria das vezes pouco explorada, de tecnologias que facilitam o acesso a informação médica de uma forma muito mais interativa que no passado.
Alguns recursos dos quais os estudantes de medicina dispõe:


     1.  Blogs:
SEMIOBLOG: Blog do Grupo de Estudos em Semiologia Médica do Curso de Medicina da UFPB coordenado pela profa Profa. Rilva Lopes de Sousa-Muñoz e escrito pelos estudantes.



Precepta: Conta com uma gama de informações, dentre as quais artigos científicos, revisões, desafios médicos e casos clínicos. Tudo isso escrito e supervisionado por médicos.

    2.   Sites:
Portal de Videoaulas da UFF: Acervo de vídeo dos cursos da Universidade Federal Fluminense.A Central de Vídeo Aulas da UFF é um projeto coordenado pelo Prof. Dr. Ismar Araújo de Moraes (Departamento de Fisiologia e Farmacologia – MFL) que objetiva disponibilizar vídeos didáticos para o estudo de diversos temas em qualquer local com acesso à internet. Exemplo do que é disponibilizado: vídeo-aulas: Choque Valvular Pulmonar, Eletrocardiograma, Coração - Parte 1, Medula Espinhal parte 1, manobra de Valsalva, downloads: Medula Espinhal parte 1, Morfologia Ventricular - Parte 1, Medula Espinhal parte 3, Diencéfalo - parte 3, Medula Espinhal parte 2.



BodyMaps é um flash interativo baseado em um atlas anatômico. É possível pesquisar em um campo de busca através de texto ou clicando em várias partes do corpo, uma espécie de Google Maps da anatomia humana.

















Explore o corpo humano através de um detalhado modelo em 3D com o Google Body. Este serviço permite observar camadas do corpo humano com diversos níveis de zoom.
Anatomy of the Human Body: livro online que conta com 1.247  gravuras muitos em cores da clássica publicação 1918 , bem como um índice de assuntos com 13.000 entradas.  Henry Gray foi um anatomista britânico nascido em 1827 que se dedicou ao desevolvimento de livros didáticos de anatomia para estudantes de medicina.



Argosy’s Visible Body é uma dos melhores softwares de anatomia humana disponível atualmante na internet. Visible Body apresenta partes e estruturastridimensionais altamente precisos e detalhados de todos os sistemas do corpo humano.

Livros médicos online GRATUITOS:  site da UFF que disponibiliza links para livros de inline gratuitos de várias especialidades. Muito bom.



Image Challenge: Dono de um dos mais completos acervos virtuais de imagens e ilustrações médicas, o NEJM vem oferecendo, há alguns meses, oportunidades para que o público teste suas habilidades visuais e de diagnóstico. A cada semana, são lançadas uma nova imagem e uma questão - juntas a algumas respostas possíveis. Antes de selecionar uma resposta, você pode observar a imagem mais de perto e também consultar a distribuição das respostas escolhidas pelos outros usuários. Ao responder corretamente, aparece um link com mais informações relacionadas à imagem em questão. Atualmente conta com 284 imagens para desafio diagnóstico. 




Casos clínicos no Portal da Faculdade de Medcina da UFMG.
3.   Aplicativos para Tecnologia móvel (iPAD, Iphone, tablets)

Não vou detalhar um a um, mas deixo uma lista de alguns bem úteis:




4. Simuladores e Realidade Virtual

Simuladores: 
Nesses ambientes, alunos participam de situações com manequins de última geração, emulados por computadores em sistema wireless, capazes de reproduzir reações humanas normais e patológicas, permitindo a simulação de doenças coronarianas, politraumatismos, crises convulsivas, crises anafiláticas, alterações da frequência respiratória e crises asmáticas, entre outras ocorrências.
Escola de Medicina da Anhembi Morumbi: 
Equipados com softwares 3D
UniNove: NIS Núcleo Integrado de Simulação “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”





Realidade Virtual: 
Atlas de Anatomia 3D com realidade virtual

3D:
Exemplo de 3D que facilita compreensão de conteúdo: Animação de acidente com fratura de crânio (20 segundos) UFMG


5. Youtube EDU

Assista gratuitamente aulas das maiores universidades do mundo no canal Saúde e Educação do Youtube EDU.




Por exemplo, buscando exame físico é possível encontrar vídeos dos mais diversos:

Miniatura6:44
This procedural skills video shows a basic abdominal examinationbeing undertaken by Dr Michelle Downie from St George's, University of London ...
3 anos atrás 78791 exibições sgulcso
Miniatura6:38
This procedural skills video shows a basic cardiovascular examinationbeing undertaken by Dr Kate Wiles from St George's, University of London ...
3 anos atrás 40959 exibições sgulcso
Miniatura6:09
This procedural skills video shows a thyroid gland examination being undertaken by Dr Michelle Downie from St George's, University of London. The ...
3 anos atrás 47036 exibições sgulcso
Miniatura5:09
This procedural skills video shows a basic respiratory examinationbeing undertaken by Dr Navin Ramachandran from St George's, University of ...
3 anos atrás 31538 exibições sgulcso




Tecnologia da Informação na Educação Médica é um post original do TI MEDICINA

2 comentários:

  1. Mais um ótimo post para a coleção. Parabéns pelo blog!

    Até a próxima. Abraços.

    ResponderExcluir