27 de set. de 2011

Tecnologia móvel barata pra diagnóstico de Pericardite



Inspirados nas estatísticas de Pericardite Tuberculosa na África, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford desenvolveu um novo tipo de estetoscópio que usa a entrada de microfone de um telefone celular. A pericardite Tuberculosa é  um tipo agressivo de tuberculose que afeta 2% dos pacientes com tuberculose, e causa de mortes devido ao diagnóstico tardio na África.

O estetoscópio rudimentar é basicamente um celular com um microfone externo ligado à campânula para concentrar e coletar os sons. O fonocardiogramas gravados podem ser analisadas por um computador para filtrar ruídos e distorção e processar o sinal para identificar a freqüência cardíaca e sons cardíacos anormais.

Até agora, o estetoscópio foi testado com um iPhone 3G e um Nokia 3100 clássico. Surpreendentemente, o Nokia 3100 clássico superou um Estetoscópio 3M Littmann Eletrônico na detecção de frequência cardíaca. De acordo com a Oxford, uma versão Android do software de processamento de fonocardiograma também está em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário