31 de out. de 2011

HC da USP abre duas salas cirúrgicas de alta tecnologia


Foto: Marcia Ribeiro/ Folha Imagem, FOLHA RIBEIRAO
O HC da Faculdade de Medicina da USP inaugurou duas salas cirúrgicas "inteligentes", com um sistema de comando único controlado por computadores, e uma nova unidade de internação para tratamentos urológicos.

Equilíbrio e Saúde -  foto: Isadora Brant/Folhapress
As salas têm aparelhos de raio-X, microscópios cirúrgicos, radiofrequência para a destruição de tumores e equipamentos cirúrgicos pouco invasivos de alta tecnologia.

ISaúde.net - Foto: Ciete Silvério/Governo de São Paulo
Mas a principal novidade está nos instrumentos, como bisturis, que poderão ser acionados por comando de voz durante as cirurgias. "Esses comandos são acionados apenas com a voz de algumas pessoas devidamente treinadas", diz o urologista da USP Miguel Srougi. Os procedimentos realizados em uma das salas poderão ser acompanhados pelos alunos da USP, através de uma parede de vidro, de um anfiteatro anexo. As atividades também serão visualizadas por monitores.

Outra novidade é a iluminação das salas, que terá controle remoto e sete tonalidades, para dar mais conforto. A expectativa do HC é que as salas ampliem em 40% o número de cirurgias urológicas feitas por mês, que passarão de 400 para 560.

Nenhum comentário:

Postar um comentário