4 de jul. de 2012

Como integrar o Twitter e o Power Point em Palestras e Congressos

Integrar o Twitter no Power Point em tempo real nas palestras é uma solução de interatividade gratuita e muito acessível. 
Tem a vantagem de driblar a timidez de alguns participantes que se sentem constrangidos de fazerem perguntas no microfone. E ainda há a possibilidade de fazer votações online em tempo real pelo twitter e exibir os resultados nos slides do Power Point.
Tentarei criar um tutorial fácil para se seguir e adotar essa ferramenta valiosa em tempos de WEB 2.0.

Passo 1: baixar o arquivo PowerPoint Twitter Tools nesse link:  http://exame.abril.com.br/tecnologia/aplicativos/windows/powerpoint-twitter-tools/

Passo 2: abrí-lo no Power Point. Há macros associadas assim como controles ActiveX e é preciso autorizar todos ou não funcionaraá. Não se tratam de vírus, foram checados. 


Passo 3: Fazer perguntas pelo twitter:


  • Aperte F5 ou coloque no modo de apresentação e passe até o final, esperando que carregue cada slide. Vai ver uma barra de progresso Inicializing e logo depois aparecerá um quadro com alguns balões no 4º slide. 
  • Aperte Esc e saia do modo apresentação.Vá ao 4º slide e copie o quadro e cole no slide desejado.

copie o quadro 
cole no slide desejado

  • Coloque no modo apresentação novamente,  e insira a hashtag escolhida para perguntas na palestra e divulgada previamente no começoda palestra,  no espaço “Enter Search Term”, localizado no canto inferior esquerdo da tela, e em seguida clicar em “Refresh”. No caso do exemplo escolhi a hashtag #tutorialTIMedicina
Insira a hashtag no campo inferior esquerdo e clique em refresh



Pronto! Já tem um slide no fim da sua apresentação para perguntas. No site oficial do Plugin é possível aprender como filtrar palavrões e moderar cada pergunta ou comentário individualmente. 

.

Passo 4: Votar em tempo real pelo twitter e apresentar a votação no Power Point
  • Vá ao 8º slide e copie o quadro e cole na sua apresentação no slide desejado.
Copie o quadro
  • Coloque em modo apresentação e espere carregar o quadro no slide. Clique em opções, como na imagem acima, e a tela de opções do gráfico se abrirá. 
  • Em Choose Chart escolha o tipo de gráfico e as etiquetas que deseja, assim como cores, etc.

Opções do gráfico


Passo 5: Como conduzir a votação via twitter durante a palestra

  • Escolha previamente qual será o termo a ser pesquisado, como por exemplo #votopalestra01
  • Peça para os participantes mandarem mensagens pelo twitter com os seguintes dizeres:

@votebytweet (nº da opção escolhida) hashtag
ou seja, por exemplo: @votebytweet 1 votopalestra01



  • Depois insira no campo embaixo, à esquerda, a hashtag e dê refresh. Não se esqueça de colocar uma quadro com legenda previamente.
  • O exemplo que testei foi com opções Can de cólon, Doença de Crohn e Fístula perianal como opções 1,2 e 3, respectivamente.


teste


Como integrar o Twitter e o Power Point em Palestras e Congressos é um post original do TI Medicina. quando copiá-lo, por favor coloque os devidos créditos. 






leia também:

Usos do #Twitter na Medicina goo.gl/fb/g7ZPv 

Um comentário: