4 de fev. de 2013

TOP 10 aplicativos grátis para iPad e iPhone do TI Medicina

O post sobre aplicativos médicos grátis para iOS vêm me sendo cobrado já tem algum tempo, mas como quem tem iPhone e iPad pôde perceber, é muito raro ainda na Apple Store aplicativos em português gratuitos para os dispositivos. Portanto, separei os apps médicos que acho mais importantes para um médico ou estudante de medicina possuir.


Este é o melhor app médico na minha opinião. É um "tudo em 1" na medicina. Conta com uma base de medicamentos em Drogs, OTC and Herbals que inclui calculadora pediátrica para dosagens; doenças, suas causas, manejo e tratamento em Diseases and Conditions; técnias anestésicas, protocolos ACLS e RCP, sedação pediátrica, escala de Glasgow, etc em Procedures; uma ferramenta de interação medicamentosa em Drug Interaction Checker; centanas de calculadoras médicas em Calculators.



Calculadora muito completa com ferramentas que permitem: Reduzir e prever complicações perioperatórias; Guia de tratamento; Determinar o prognóstico na ICC, Linfoma, Síndrome Mielodisplásica, etc; Calcular dose de medicamentos, idade gestacional, IMC, etc; Clasificar Angina , ICC; Geris TVP, EP, etc; Estadiar canceres; Diagnosticar SARA, Endocardite infecciosa, hepatite autoimune, etc...

Aplicativo que facilita o atendimento em emergências com protocolos para PCR, visando reduzir o risco de erro humano alertando os médicos através de uma lista de coisas a fazer quando reanimar pacientes em estado crítico ou em PCR.

Aplicativo para Emergências médicas, em inglês, muito conciso e de consulta rápida, mas extremamente abrangente. Contém assuntos como atendimentos a acidentes com animais peçonhentos, queimaduras, choque elétrico, hipotermia, como também assuntos mais comuns como colecistite, nefrolitíase, pielonefrite, trauma, etc...

Indicações mais recentes de vacinas, com busca por idade ou condição clínica, ou buscar na Biblioteca pelas vacinas. Conteúdo do app: Agenda 2012 Imunização Adulto ACIP.

Composto por 38 doenças com abordagem clinica e epidemiológica, etiologia, vetores e forma de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, exames complementares e dados laboratoriais, condutas terapêuticas, confirmação, notificação e vigilância epidemiológica, controle de vetores, e contatos para laboratórios credenciados para envio de amostras para diagnóstico. Incluído ainda: Sistemas de vigilância, Investigação epidemiológica, Emergências em saúde e Vigilância pós-vacinal.


Apps sobre medicamentos gratuitos, no Brasil, são incompletos. Na falta de opção melhor, o Genéricos BR quebra bem o galho.


Terminologia Unificada da Saúde Suplementar da ANS


Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais (OPM) do SUS.


Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (conhecida comumente como CID-10, ou apenas, CID) fornece códigos para classificar doenças e uma vasta quantidade de sinais, sintomas, achados anormais, queixas e causas externas de ferimento ou doença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário