7 de jul. de 2014

Modelagem em 3D e impressão de molde 3D na fixação de fraturas por Dr. Bruno Gobbato

Dr. Bruno Gobbato é ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgias de ombro e cotovelo e criou os aplicativos Ombro e Cotovelo, Ortoclass e Tumor Ósseo para iPhone e iPad, gratuitos. 
Aplicativos Brasileiros de Ortopedia para iPhone e iPad
Vem atualmente com a novidade de impressão de moldes em 3D para melhorar o procedimento cirúrgico de fixação de fraturas. A dificuldade nas cirurgias de fixação interna é colocar a fratura no lugar, o que nem sempre é fácil - no caso de fraturas cominuídas (cominutivas)- o que requer uma fixação provisória, a realização de vários radiografias, trazendo comorbidade tanto para o paciente como para a equipe médica envolvida.

A Técnica Personalizada de Modelagem em 3D para realização de cirurgias em ortopedia e fixação de fraturas oferece a vantagem de subtrair o passo de fixação provisória. Como é feita, vantagens e desvantagens: http://youtu.be/dBIF6TQQHVs?t=2m18s

Entenda como: exemplo de caso clínico: http://youtu.be/dBIF6TQQHVs?t=4m40s

Fratura e modelagem da placa em 3D

Modelagem em 3D de molde personalizado baseado nas imagens computadorizadas da fratura

Os moldes personalizados substituem a etapa de fixação provisória da fratura

O post Modelagem em 3D e impressão de molde 3D na fixação de fraturas por Dr. Bruno Gobbato é um original do TI Medicina. Quando copiá-lo, citar a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário