13 de jun. de 2015

Palestra online gratuita: Realidade Virtual e Aumentada aplicada à Saúde 06/07

A Diretoria de Educação da SBIS tem o prazer de convidar a todos para a 4ª palestra do VI Ciclo de Seminários Online de Informática em Saúde. No dia 06/07/2015, teremos a palestra Realidade Virtual e Aumentada aplicada à Saúde.

Resumo: A Realidade Virtual é uma área tipicamente multidisciplinar que envolve conceitos provenientes das Engenharias, Computação, Física, Artes e também da área específica da aplicação à qual ela se destina. Por permitir uma interação humano-computador mais natural em ambiente tridimensional e possibilitar a reprodução de situações reais, torna-se um recurso de amplo potencial para a área da saúde. Esta palestra aborda conceitos, desafios e oportunidades de aplicações de Realidade Virtual na área de saúde no Brasil, apresentando um estudo sobre as pesquisas na área e aplicações desenvolvidas. A análise da situação atual mostra que há vários grupos brasileiros de pesquisa desenvolvendo aplicações com grande diversidade de assuntos, contemplando principalmente as áreas de treinamento e educação. A partir da análise conduzida, verifica-se que ainda há vários desafios a serem superados a fim de que as aplicações de Realidade Virtual sejam incluídas na rotina dos profissionais da área de saúde. Se por um lado tais desafios retardam o uso efetivo desta tecnologia na prática, por outro constituem oportunidades ímpares de pesquisa e desenvolvimento. 


Palestra: Realidade Virtual e Aumentada aplicada à saúde

Data: 06/07/2015 

Horário: 20h00 às 21h30 



Mini Currículo da palestrante:

Graduada e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP, doutor em Física Professora da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Engenharia Elétrica, Doutora em Física Computacional. Trabalha na área de processamento gráfico aplicado à saúde, desenvolvendo pesquisas na área de treinamento médico virtual, jogos sérios para saúde, sistemas de auxílio ao diagnóstico e recuperação de imagens e modelos tridimensionais por conteúdo. Atualmente tem se dedicado a orientar e desenvolver trabalhos na área de simulação de procedimentos virtuais e jogos de reabilitação. É pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (EACH-USP) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (EP-USP).


Você é nosso convidado. A palestra é aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Para acessar a sala virtual de webconferência, utilize um navegador de internet, acesse o link abaixo e entre na sala como Convidado, usando o seu nome. 

http://meet52658369. adobeconnect.com/vi_ciclo_ seminarios_online_tics_sbis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário