3 de jan. de 2017

Como fazer seu próprio app (aplicativo)


Para quem quer desenvolver seu próprio app, há algumas alternativas que vão desde plataformas bem simples, com interface intuitiva e sem necessidade de programação até opções bem elaboradas que utilizam blocos lógicos.
Nestas plataformas é possível fazer o aplicativo e disponibilizá-lo para venda lá mesmo. Se quiser vender (ou disponibilizá-lo gratuitamente) nas lojas Google Play ou AppleStore é preciso ter uma conta de desenvolvedor lá, explico em outro post posteriormente. 
Lembrando: gratuitos sempre têm restrições, mas são ótimo começo para quem quer testar o desenvolvimento de um app e aprender como pensar funcionalidades. A criatividade permite fazer maravilhas com os recursos básicos!

Gratuitos/Nível básico:
1- Fábrica de aplicativos: http://fabricadeaplicativos.com.br, em português, gratuito com restrição de logins e presença de propaganda do site no app, mas com todas as funcionalidades. 

2- WebRobot Appshttps://webrobotapps.com/, também possui um plano gratuito para experimentas, com muitas restrições principalmente de número de downloads.

3- Appypie.com: http://pt.appypie.com/, Android e iOS e HTML5 possui plano gratuito também e é em português. 

Pagos/Nível Básico:
1- iBuildApp: http://ibuildapp.com/, 14 dias de plano de teste, apps para Android e iOS,  em inglês, bem intuivo tipo drag and drop, possui vários templates já direcionados a uma categoria específica como social, saúde, negócios, etc. Bem completo.

2- GoodBarber: http://pt.goodbarber.com/, apps para Android e iOS e HTML5, meu preferido até então, tem 30 dias para teste gratuito.  O que maios gostei nele foi a utilização de APIs, e o passo-a-passo para publicação nas lojas.

Gratuito/ Intermediário:
1- MIT App Inventor: http://appinventor.mit.edu/explore/: Android, Open Source, também em português. Transforma a linguagem complexa de codificação baseada em texto em blocos de construção visuais, de arrastar e soltar. Necessita de um pouco de conhecimento em lógica de programação. Mas há vários tutoriais no youtube, indico esse: One Day Code.

Gratuito/Avançado:
1- BlueMix: https://console.ng.bluemix.net/: plataforma da IBM que permite construir seu app, inclusive utilizando funcionalidades do IBM Watson. Alguns são serviços pagos. Em português.



2 comentários: