30 de jan. de 2017

Inteligência artificial: chave para saúde mental

Com AI, nossas palavras serão uma janela em nossa saúde mental

A IBM prediz que em cinco anos, o que dizemos e escrevemos será utilizado como indicador de nossa saúde mental e bem-estar físico. Padrões em nossa fala e escrita serão analisados ​​por novos sistemas cognitivos fornecendo indicadores de transtornos de desenvolvimento em estágio inicial, doenças mentais e doenças neurológicas degenerativas que podem ajudar médicos e pacientes a melhor prever, monitorar e acompanhar essas condições.


Os distúrbios cerebrais incluindo as doenças do desenvolvimento, psiquiátricas e neurodegenerativas, representam uma enorme carga de doença, em termos de sofrimento humano e custo econômico. Por exemplo, hoje em dia, um em cada cinco adultos nos EUA experimenta uma condição de saúde mental, como depressão, distúrbio bipolar ou esquizofrenia, e aproximadamente metade dos indivíduos com transtornos psiquiátricos graves não recebem tratamento. O custo global das condições de saúde mental deverá aumentar para US $ 6 trilhões até 2030.

Os computadores cognitivos irão analisar a fala de um paciente ou palavras escritas para procurar indicadores encontrados na linguagem, incluindo significado, sintaxe e entonação. Combinando os resultados dessas medições com aqueles de dispositivos wearables e sistemas de imagem (RNM e EEGs) pode mostrar um quadro mais completo do indivíduo para profissionais de saúde, com o objetivo de melhor identificar, compreender e tratar a doença subjacente, seja Parkinson, Alzheimer, doença de Huntington , PTSD ou mesmo condições de desenvolvimento neurológico como o autismo e TDAH.

O que antes eram sinais invisíveis irão se tornar sinais claros da probabilidade de os pacientes entrarem em um determinado estado mental ou de como seu plano de tratamento está funcionando, complementando consultas médicas com avaliações diárias no conforto de suas casas.

Como isso poderia mudar o mundo:
  • Analise o discurso para detecção precoce - Encontrar padrões na fala para prever e monitorar precisamente psicose, esquizofrenia, mania e depressão.
  • Palavras escritas fornecem indicadores - Analise palavras escritas para ajudar a avaliar a nossa saúde mental, alertando-nos para um declínio antes que ele ocorre.
  • Assistentes cognitivos para a saúde mental- Assistentes cognitivos e sensores em nossos telefones inteligentes poderiam "ouvir" para fora para o nosso bem-estar.
  • Ferramentas automatizadas de saúde mentalCrie ferramentas automatizadas para ajudar os médicos a acompanhar e tratar a progressão da doença neurológica de um paciente.
Na IBM, os cientistas estão usando transcrições e entradas de áudio de entrevistas psiquiátricas, juntamente com técnicas de aprendizagem de máquina, para encontrar padrões de fala para ajudar os médicos a prever e monitorar precisamente psicose, esquizofrenia, mania e depressão. Hoje, leva apenas cerca de 300 palavras para ajudar os médicos a prever a probabilidade de psicose em um usuário.
Veja mais no vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário