17 de jan. de 2009

Desvantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente

  • O PEP depende da existência de software, hardware e de infra-estrutura de redes, de manutenção, etc;
  • Os investimentos em hardware, software e treinamento dos diferentes usuários não são triviais;
  • O PEP necessita de constante manutenção, atualização e preservação da integridade dos dados, o que requer diferentes abordagens organizacionais e investimentos;
  • O uso do PEP requer treinamento, tanto do uso das ferramentas computacionais quanto do software propriamente dito;
  • Deve-se manter a privacidade dos dados em emio eletrônico. Nenhuma informação do PEP poderá ser acessada ou transmitida sem a devida autorização institucionalizada jurídica e legalmente, e muito menos sem a expressa autorização do paciente. O envio do PEP por e-mail é proibico e constitui-se crime, salvo nos casos de uso reconhecido e aprovado institucionalmente da telemedicina.

Fonte: Mota, FRL. "Prontuário eletrônico do paciente e o processo de competência informacional".

Um comentário:

  1. Esta desvantagem é comum para qualquer sistema computacional local. Um sistema WEB não exige software e hardware complicados, não exige manutenção pelo usuário, não exige grandes conhecimentos de informática, qualquer plataforma e browser resolve o problema de acesso. Enfim, fazer sistemas locais é passado, o futuro são os sistemas web-based, e PEP local é um sistema-problema. Criamos o PEP Saude Direta (www.saudedireta.com.br) para evitar dores de cabeça para o ususário.

    ResponderExcluir