5 de mar. de 2009

Novo "gadget" medico mostra movimento dos músculos do corpo em tempo real

Postado por Das Übergeek - ubergeek@geek.com.br em 04/03/2009 21:04
Batizado de como “espelho mágico”, conjunto de sensores a câmeras detectam os movimentos e os mostram na tela
Por Stella Dauer
O Instituto e Universidade de Tecnologia robótica e Informação de Tóquio criou um novo tipo de espelho, capaz de mostrar ossos e músculos de uma pessoa em tempo real. O equipamento tem aplicações médicas e científicas e auxilia em exercícios físicos.
O aparelho, apelidado de “espelho mágico”, analisa a atividade muscular de uma pessoa e a mostra em tempo real, na forma de imagens computadorizadas, registrando como funcionam os músculos enquanto estão sendo exercitados.
Segundo o site Pink Tentacle, as imagens geradas pelo computador podem ser vistas tanto por um monitor convencional como também encaixadas sobre a pessoa instantaneamente, através de câmeras.

Isso se deve a um novo software desenvolvido pela equipe do pesquisador Yoshihiko Nakamura, que registra as informações até 10 vezes mais rápido do que a tecnologia anterior. Além disso, 16 eletromiógrafos, aparelhos que detectam a atividade muscular, 10 câmeras captadoras de movimento e um par de sensores localizados no chão completam o conjunto, registrando até 30% de toda a atividade muscular do corpo, noticiou o site Übergizmo.
Nakamura e sua equipe já trabalham em uma versão mais compacta do sistema, que funcionará com as câmera incorporadas diretamente à tela, ao invés de na pessoa. Eles esperam que o “espelho mágico” possa ser utilizado em ginásios, casas e hospitais, auxiliando pessoas a entrar em forma e a resolver problemas médicos com mais rapidez.
fonte: geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário