24 de abr. de 2010

iPAD na saúde e na Medicina

Houve muito barulho em torno do potencial do iPAD em um ambiente de saúde. Se você ainda não teve sua dose de IPad-saúde em notícias de TI, está aqui um coletânea:

  • O Washington Post relatou em incursões potencial da Apple na TI em saúde. Opiniões como " A forma do IPAD é bonita. Em um quilo e meio, é leve em comparação com a maioria dos netbooks, rápido e bateria dura até 10 horas com uma carga. É fácil de ler, e é de utilização intuitiva." ou "excelente definição de imagem do IPAD faz com que seja natural para a leitura de imagens de diagnóstico, tais como raios-X e ressonância magnética", e ainda " a vantagem do tamanho da tela em comparação com o iPhone". Mas é frágil e deficiente em relação a segurança de acesso a dados médicos.
  • Chilmark Research previu efeitos do IPAD vai ter maior impacto em duas áreas: educação médica e comunicação médico-paciente. 
  • No blog Plugbr.net, em português,  o autor organiza nesse post informações e ideias, de como iPad poderia favorecer as atividades dos profissionais de saúde. Joseph Kim, por exemplo, relata 10 maneiras de ajudar médicos no cuidado com pacientes, entre elas, mostrar para o paciente gráficos e animações sobre a doença diagnosticada; fazer anotações rápidas; permitir pacientes mostrarem suas informações de saúde armazenadas em algum lugar na internet como google health ou usar no consultório como simples moldura digital.
  • Comunidade de Saúde em Rede, em português,  traz uma explicação geral sobre o iPAD e sobre sua aplicabilidade na medicina.
  • Jared Houck mostra  10 razões do Por que o IPad não será utilizada para na Tecnologia da Informação em Saúde, entre elas o fato de não usar SO Windows, não fornecer segurança em rede wireless, ter navegador baseado no browser Safari, não suporta multitarefas, entre outras.
  • iPad começa a atrair atenção de médicos para fins profissionais, na MacMagazine da UOL fala de da Epocrates  que revelou os resultados de um estudo feito com 350 médicos após o anúncio do iPad, indicando uma opinião inicial bastante positiva sobre o produto. Cerca de 9% deles afirmaram estar interessados na adoção do gadget assim que for lançado, enquanto 13% farão a compra até o final de 2010 e 38% analisarão a tablet com mais calma, antes de considerar a aquisição ou não.

3 comentários:

  1. Pra ser franca é o primeiro produto da maçã que me atrai e chama atenção;dependendo de como ele vier para o brasil,pretendo adquirir;para uso no serviço público aqui acho q vai demorar;nem um computadorzinho de mesa mais simples nós temos no psf,aliás no serviço público de saúde de são luis.Mas se não vier muito caro vai ajudar muito no atendimento.

    ResponderExcluir
  2. O comentário anterior não é de ana carolina;é meu,anunciação,desculpe.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da idéia!
    Se puder, dê uma olhada em meu blog: www.ricardomatheus.blogspot.com

    Parabéns pela iniciativa de telemedicina. Eu escrevi um artigo sobre a mesma temática prevendo algum uso de portáteis com as mesmas finalidades. Obviamente outros trambém previram...

    Enfim, bacana! Boa sorte em sua empreitada!

    ResponderExcluir