3 de jul. de 2010

Seminário online 05 de Julho: A Ética Profissional na Informática em Saúde

Inspiradas pelo código de ética profissional mais antigo do mundo, o Juramento de Hipócrates, muitas profissões delinearam seus próprios códigos de ética e a área de informática em saúde, embora não seja ainda uma profissão reconhecida oficialmente em muitos países, inclusive o Brasil, tem procurado fazer o mesmo. 
Um código de ética para a informática em saúde contém muitas particularidades, delineadas exemplarmente pela Associação Americana de Informática Médica (AMIA) e que são apresentados e discutidos na palestra. O entendimento dos riscos éticos e soluções normativas são exemplificados através de casos reais ou fictícios, que serão discutidos com os participantes. O surgimento de redes interconectadas globais e a universalização dos documentos digitais são os fatores de maior impacto a curto e longo prazo, como por exemplo, em uma ética para a telemedicina. A regulamentação das responsabilidades éticas em registros eletrônicos de saúde, a responsabilidade civil do informática biomédico, as classes de softwares e dispositivos médicos de acordo com esse risco, a necessidade de acreditação e controle de qualidade de softwares e processos, etc. são discutidos no contexto da ética profissional.

A participação é gratuita para sócios quites da SBIS.

Recomenda-se especialmente que estudantes de graduação e de pós-graduação em informática em saúde e telemedicina participem desse seminário.

Para quem ainda não se inscreveu, é necessário inscrever-se previamente pelo site http://sbis.virtual.org.br

No site do curso estarão disponiveis também PDF dos slides do palestrante, referências bibliográficas e sites recomendados. Perguntas e discussões adicionais poderão ser colocadas através de um webfórum e respondidas pelo palestrante.

Se você não for, vale a pena ficar sócio só por isso, pois a taxa de inscrição no Ciclo para não sócios é de R$ 190,00 para 10 palestras (19 reais por palestra).

Clique aqui para solicitar sua inscrição de associado:

Atenção: a capacidade do auditório virtual é limitada a 50 participantes. Inscreva-se o quanto antes. O curso vale pontos para o Certificado de Atualização Profissional (CAP) da SBIS, 0.5 ponto por palestra. As palestras, em número de 10 por ano, serão transmitidas pela Web em tempo real, com possibilidade de interação, das 18 as 19:30 (horário de Braslia)

Qualquer dúvida, escreva para sabbatini@edumed.org.br

O evento é organizado pela Diretoria de Educação e Formação Profissional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, com o apoio técnico e hospedagem do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde. 

Palestra: A Ética Profissional na Informática em Saúde
Local: site da SBIS
Data e Horário: 05/07/2010 de 18:00 às 19:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário