17 de fev. de 2011

Sistema de notificação pelo celular (sms) para Dengue em Manaus

Agilidade e precisão no processo de notificação de casos graves de Dengue. Esse é o objetivo da Susam na implantação do sistema rápido de notificação coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que também fará a análise periódica dos registros. 

O sistema utiliza a tecnologia Nokia Data Gathering (plataforma que ajuda a coletar dados de pesquisas de campo por meio de celulares, dispensando o uso de papel), desenvolvida em 2008 pelo Instituto Nokia de Tecnologia (IndT), especialmente para apoiar as ações de controle da dengue no Amazonas.


A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai instituir o novo sistema para notificação rápida dos casos graves de dengue no Amazonas. O sistema é operado por telefonia móvel, com a mesma tecnologia já utilizada para o registro e análise dos índices de infestação pelo Aedes aegypti, em Manaus.

Todas as unidades de média e alta complexidade da rede pública, que atendem pacientes com sinais de dengue grave, incluindo os hospitais e pronto-socorros, utilizarão a ferramenta a partir da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário