14 de jul. de 2011

Dispositivo portátil prediz reação a medicamentos com base no DNA - SNP DR

Single Nucleotide Polymorphism Single Nucleotide Polymorphism (SNP) DR (pronounced “Snip” doctor),(prununcia-se “Snip” doctor)

Cientistas do Imperial College London,  DNA Electronics (DNAE),  testaram com sucesso um protótipo (SNP DR device) para determinar se os pacientes são geneticamente predispostos a sofrer reações adversas a medicamentos prescritos, através da identificação de polimorfismos no DNA em uma amostra de saliva.


Esse dispositivo é um mais um exemplo da nova Medicina Farmacogenômica Personalizada, onde a aplicação de tecnologias como o seqüenciamento de DNA, análise da expressão gênica e estatística em pesquisas e testes clínicos de drogas fornecem respostas sobre a eficácia  de certas drogas para alguns pacientes e toxidade para outros.
No futuro,  a caracterização genética de populações de pacientes deverá ser parte integral do processo de descoberta e desenvolvimento de drogas. Provavelmente, a seleção de drogas terapêuticas deverá ser substituída por seleção de pacientes nos quais uma determinada droga seria eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário