10 de jul. de 2011

CATRA: Diagnóstico de catarata pela câmera do telefone celular


A catarata é a principal causa de cegueira no mundo. CATRA é uma nova solução para detectar e quantificar as cataratas com uma ocular compacta ligada a um telefone celular.

Os métodos atuais para a detecção da catarata exigem equipamentos caros e médicos altamente treinados. Eles utilizam o fenômeno de espalhamento reverso da luz no cristalino do olho. Em pessoas com a doença, a luz é espalhada e não chega à retina, causando um tipo de cegueira. 
fig. 1: método convencional de reto-difusão; fig. 2: método proposto com difusão de luz

No entanto, isso não resolve o diagnóstico precoce da visão afetada pela catarata. Retro-difusão pode ser enganadora, já que não leva em conta o que o paciente realmente vê. 
método convencional

CATRA mede o espalhamento da luz para o interior do globo ocular, ou seja, mede a quantidade de luz que chega à retina, e em que situação isso acontece. O dispositivo para smartphone é acoplado a ao celular, emitindo raios de luz para cada seção da retina e o paciente ajusta sua intensidade com um pad direcional do smartphone. Os dados são utilizados pelo app para a criação de um mapa da retina, podendo servir para a identificação dos sintomas da catarata.



veka mais no vídeo abaixo:


Fonte: Artigo PDF e site

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se há precisão de realizar pelo SUS este tipo de procedimento?

    ResponderExcluir