15 de jul. de 2013

Empresa americana de mHealth lança programa de certificação de aplicativos médicos

Como já mencionado em outros posts nesse blog, como aqui,  a preocupação com a segurança dos apps médicos e de saúde já é um assunto que tem surgido muito frequentemente na web. A possibilidade de  violação da confidencialidade do paciente nos aplicativos, conflitos de interesses e defeitos nos apps de tomada de decisão poderiam prejudicar mais do que ajudar no tratamento e prevenção, tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos próprios pacientes.

Happtique, uma empresa de soluções mHealth, anunciou o Programa de Certificação de App Happtique, que consite em ajudar os profissionais de saúde e consumidores a identificar os aplicativos médicos, de saúde e fitness que possuem conteúdo confiável, segurança para os dados do usuário e funcionam como descritos, ou seja, se cumprem requistos técnicos de operacionalidade, privacidade e os padrões de segurança. É como o programa de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde da SBIS, mas para aplicativos. Inclusive essa é uma área que a SBIS já está avaliando para certificação, mas sem previsão ainda.

Os testes padrões são conduzidos pela Intertek, líder mundial em software de teste, inspeção, certificação e serviços de auditoria. 
Para se qualificar para se apresentar para a certificação, o conteúdo de um aplicativo deve ser em Inglês; rodar nativamente no iOS, Android, Blackberry, ou dispositivos com Windows; ser destinados para venda ou uso nos EUA, e pertencem a pelo menos um dos seguintes áreas:
  • Prestação de cuidados de saúde
  • Monitoramento e gestão em saúde
  • Avanço da saúde ou conhecimentos médicos
Selo que garante operacionalidade, segurança e privacidade nos aplicativos médicos e de saúde

O processo se resume em duas fases: primeiro o app passa por testes para determinar a sua conformidade com as Normas Técnicas, e se passarem nessa avaliação serão submetidos a revisão de conteúdo.

Além disso, os aplicativos que requerem qualquer tipo de certificação pública ou privada (por exemplo, a aprovação da FDA), registro, compensação, ou aprovação semelhante, devem obtê-las antes de submeter um pedido de certificação à HACP. 
Quem tiver interesse pela nos requisitos técnicos, pode acessá-los nesse link.

Empresa americana de mHealth lança programa de certificação de aplicativos médicos é um artigo original do blog TI Medicina. Quando opiá-lo, citar a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário