5 de fev. de 2017

Como médicos devem usar redes sociais para evitar erros

Fiz uma apresentação no Congresso de Cirurgia do Espírito Santo sobre porque os médicos devem usar redes sociais. É muito importante zelar por nossa reputação online. Atualmente com toda a informações disponível a todos em tempo real,  as mídias sociais, e a necessidade de "causar" nas redes, lembrem-se que uma vez postado é impossível controlar  a divulgação. Uma vez postado é impossível apagar, completamente, um conteúdo indesejado que esteja na internet.

slide da apresentação: cuidados a serem observados nas mídias sociais
Então médicos não podem usar redes sociais? Na minha opinião temos todo o direito de criticar e fazer piadas com assuntos polêmicos, mas o que entre pares pode ser engraçado, fora do contexto pode se tornar uma mancha na reputação online de um bom profissional.
Por exemplo, vou colocar uma postagem minha polêmica em um post sobre o assunto aborto abordado pela Revista TPM abaixo:


No post expressei minha opinião de que como médica sou a favor da legalização do aborto. A maioria dos comentários ofensivos foi apagada, mas continha coisas como "você deveria ter sido abortada" e "filha do diabo", "assassina" e coisas do tipo. Desativei as notificações do post (saiba como fazer aqui) e não me dei ao trabalho de "bater boca" com nenhum deles. Poderia ter me explicado: o aborto é uma questão de saúde pública; as classes com condições financeiras melhores ou com conhecimento (como os profissionais de saúde) fazem o aborto com condições mínimas de saúde. As classes menos favorecidas morrem tentando. Legaliza e faz quem quiser, de acordo com as convicções e consciência de cada um. 

Nas redes sociais, como na vida, existem pessoas  fanáticas, isso significa que não estão dispostos a escutar a sua opinião e ainda querem impor a deles aos outros. Não alimente os trolls, não dê combustível para discussões, a não ser que essa seja sua intenção, né +MeusNervos  e @analuiza, os dois médicos mais polêmicos que conheço e amo!!!

Portanto, ao postar opiniões, piadas, brincadeiras, pensem em como isso poderia ser visto pelos seus pacientes. Qual a imagem profissional que você quer passar?


Leia também:
Porque os médicos devem usar redes sociais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário