8 de abr. de 2009

Da Vinci Surgical - Sistema de cirurgia remota com HDTV Ultra-preciso

O da Vinci Surgical System combina imagens 3D em alta resolução e movimentos, controlados intuitivamente durante a cirurgia, foi desenvolvido pela Intuitive Surgical, empresa que lidera a tecnologia de robótica aplicada em cirurgias minimamente invasivas e é representada no Brasil pela H. Strattner.
Criado como alternativa para operações à distância, o sistema é integrado por três unidades.
A primeira é a mesa de operação com o robô, composto por quatro braços poliarticulados, com flexibilidade de 360º e movimentos precisos. Na ponta de um desses braços, há uma câmera que emite imagens em 3D. Os outros três braços manipulam pinças cirúrgicas, movimentadas pela máquina, reproduzindo as sutilezas do mais exímio cirurgião.
A segunda unidade é um console inspirado nos simuladores de vôo, no qual os médicos recebem as imagens 3D de alta definição e realizam os movimentos operatórios com as próprias mãos, que são transmitidos para o robô.
Completando o sistema, há um conjunto de hardware externo.


Os recentes avanços na tecnologia da cirurgia minimamente invasiva dão aos pacientes uma série de boas alternativas que não existiam há 10 anos. Entre eles está o da Vinci Surgical System que oferece procedimentos minimamente invasivos, com significantes vantagens sobre as cirurgias convencionais. As cirurgias robóticas minimamente invasivas – disponíveis para o tratamento de obesidade, doenças cardíacas e câncer de próstata, podem beneficiar pacientes com diminuição da dor e do desconforto, perda sanguínea durante o procedimento e oferecer a oportunidade de retorno mais rápido às atividades diárias.

Site do Produto: Intutive Surgical.

Fontes: Digital Drops e UNIFESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário