24 de jul. de 2009

SUA SAÚDE AO ALCANCE DO MOUSE

SUA SAÚDE AO ALCANCE DO MOUSE
www.google.com/health


Uma das promessas de campanha de Barack Obama é construir um sistema informatizado comum que reúna toda a informação de saúde do cidadão americano. O Google tem algo parecido. Trata-se do Health, um detalhado banco de dados sobre a saúde do usuário. Qualquer um pode cadastrar-se e escrever seu histórico médico: idade, peso, alergias, medicamentos que está tomando, se tem seguro de saúde, hospitais de sua preferência, nome do médico da família. Por enquanto não há versão em português.

Ter acesso imediato a toda informação sobre um paciente pode salvar vidas e economizar dinheiro. Se um sistema nacional assim existisse, segundo a Casa Branca, a economia seria de algo entre US$ 200 milhões e US$ 300 milhões por ano. Testes desnecessários, remédios errados, tratamentos duplicados - muito seria evitado. Mas novamente esbarra-se em um problema: a privacidade.

Num mundo em que a saúde é privada, seguros de saúde querem justamente esses dados. O risco de que vazem é alto, e o vazamento, além de embaraços públicos, pode provocar um aumento da conta no fim do mês. Há resistência a esses tipo de produto, e o Google, portanto, recusa-se em divulgar seu número de usuários cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário