12 de jul. de 2009

A proatividade, o comprometimento e a Medicina

O texto "A proatividade e a excelência no atendimento ao cliente" de Geraldo Leal de Morais fala de algo que considero que falta no processo de informatização-computacionalização-inovação-tecnológica da Medicina nos dias de hoje. O comprometimento. Ou em nomeclatura mais atual: Proatividade.
Reproduzo parte desse texto muito interessante:

"(...)Tenho conversado com Severino Benner, da Benner Solution que está atuando em desenvolvimento de tecnologia com este fim : A saúde como um valor que deve ser administrada e gerida pelo paciente com o apoio da medicina e da tecnologia. Tenho trabalhado com afinco em meus clientes o conceito “O maior patrimônio de uma empresa é seu cliente”. O cliente como o paciente, quer acima de tudo atenção e respeito, em seguida soluções, serviços e produtos de qualidade que atendam suas necessidades e expectativas a preços justos e cada vez mais baixos. Assim o mundo de hoje, mais globalizado, mais competitivo exige de nós proatividade.
Mas o que é proatividade? “Competência de antecipar-se a uma situação ou problema tomando a iniciativa para estar preparado para dar as soluções mais adequadas e criativas.” Este conceito foi criado em um trabalho de grupo em evento de treinamento de Comunicação e Liderança Eficaz da MCA Consult em 09 e 10/01/2009 na MC-Bauchemie.

Gostaria aqui de deixar uma mensagem que venha a ser lida, entendida e melhorada
por você.“Quando estamos à disposição dos clientes, preparados para atendê-los e com atitudes pró-ativas estamos mais perto de ajudá-los a estarem satisfeitos e felizes e assim criando as bases de sustentabilidade e perenidade de nossas empresas”."


E arrisco-me a dizer que é a falta de comprometimento a principal causa dos processos por erro médico atualmente. Ao primeiro sinal de insatisfação do paciente, nós médicos sentimos-nos insultados e é um alívio quando o paciente recorre a outro profissional. Um erro terrível cheio de potenciais consequências.
Esfoço-me para fazer parte do meu trabalho diário a frase deixada pelo Geraldo Dialoga:

Quando estamos à disposição dos clientes, preparados para atendê-los e com atitudes pró-ativas estamos mais perto de ajudá-los a estarem satisfeitos e felizes e assim criando as bases de sustentabilidade e perenidade de nossas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário