9 de jul. de 2009

Solução de geotecnologia auxilia no combate ao câncer de mama


Pouco a pouco o uso da geotecnolgoia vem crescendo no setor público brasileiro. Após a utilização dessas ferramentas nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente e segurança, agora é a vez do setor de saúde se beneficiar com os Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Um bom exemplo disso é o OngoGIS, sistema criado pela empresa paraibana de software TecGEO, em parceria com a Imagem.

Já implantado nas unidades de Saúde da Família dos municípios paraibanos de Cuité e Monteiro, o OngoGIS vem auxiliando no controle e acompanhamento de incidência de câncer de mama. “O câncer de mama é a neoplasia com maior número de óbitos e ocupa o primeiro lugar nas causas de mortalidade em mulheres e as ocorrências vêem crescendo”, afirma Adriana Rodrigues, diretora Comercial da TecGEO, explicando que nas duas cidades o projeto teve o apoio da Secretaria da Saúde da Paraíba e do Instituo Avon, que realizaram visitas domiciliares para coletar dados.

O sistema permite monitorar a incidência de casos de câncer de mama nos municípios a partir do cruzamento dos dados da área de saúde com os dados demográficos de determinada região, por exemplo, apresentando mapas e gráficos. “Este mapeamento possibilita uma atuação mais efetiva dos agentes de saúdes no combate ao câncer de mama. Estudos já demonstraram que detectado precocemente, o índice de mortalidade por causa da doença é reduzido em 30%”, reitera Adriana.

+Informações
www.img.com.br
Fonte: mundogeo

2 comentários: