24 de jul. de 2009

SBIS Realizará o PEP 2009 - Novembro/SP - Prontuário Eletrônico do Paciente


A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) irá realizar de 04 a 06 de Novembro de 2009 o evento PEP`2009 - Prontuário Eletrônico do Paciente. O tema central do evento será: "A Saúde conectada através do Registro Eletrônico em Saúde: sonho ou necessidade?".


As inscrições estão abertas! Aproveitem os descontos.


Programação científica e inscrições acesse: http://www.sbis.org.br/pep2009.


Temas que serãoi abordados no PEP 2009:



  • Por onde começar na implantação de um PEP?

  • Padrões para o Registro Eletrônico em Saúde

  • Aspectos Legais de um PEP: Certificação de Software e Assinatura Eletrônica

  • Arquitetura Integrada para o Registro Eletrônico em Saúde

  • O Estado da Arte em Prontuário Eletrônico de Paciente

  • Experiências na implantação de SIH e PEP
    Neste painel serão apresentadas experiências na implantação de Sistema de Informação Hospitalar e de Prontuário Eletrônico do Pacient por instituições públicas e privadas, hospitais e governo. Também serão apresentados casos práticos na implantação de certificação digital.

  • As Promessas e a Realidade da Saúde Digital e o Papel do Prontuário Eletrônico do Paciente

  • Percepções do PEP
    Em boa parte das instituções, não se tem clareza de quais os benefícios de um PEP. Além disso, vários atores desse processo não são ouvidos. Este painel apresentará as diferentes visões sobre o PEP: do paciente, do profissional de saúde e do gestor.

  • Projetos governamentais para o Registro Eletrônico em Saúde (RES)
    Em todo o mundo, vários países, estados e cidades estão planejando e/ou implantando projetos de RES, com o intuito de interligar as suas instituições de saúde, compartilhando informações clínicas dos cidadãos. Este painel pretende apresentar experiências nacionais e internacionais em projetos de RES na área governamental.

  • Recursos Humanos para a área de Informática em Saúde
    Obter sucesso na implantação de um PEP depende de vários fatores, dentre os quais profissionais capacitados no projeto, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação em saúde. Para isso, é fundamental a formação e capacitação de especialista na área. Este painel irá debater quais as estratégias o Brasil deve adotar para a formação desse tipo de profissional.

  • Registro de Saúde Pessoal (Personal Health Record)

  • Tendências e inovações para o PEP/RES
    Observar as tendências e buscar inovações possibilita verificar se os projetos de PEP em andamento estão no caminho certo, bem como viabilizam o alinhamento com as novas tecnologias que surgem a cada dia. Para apresentar e debater essas tendências e inovações, este painel trará profissionais nacionais e internacionais para apresentar as tendências e inovações em PEP/RES.

  • A Situação da Informática em Saúde no Brasil - Uma Visão Geral da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

2 comentários:

  1. Olá Leandra, infelizmente o prontuário eletrônico ainda não faz parte da rotina do médico no Brasil. Seu principal uso em nosso meio é em grandes hospitais que utilizam esta ferramenta para controle de processos e custos, sem agregar nenhuma vantagem ao paciente. Existem vários sistemas de controle administrativo e de agenda para consultórios e pequenas clínicas, mas a preocupação ainda não é a melhora na qualidade de atendimento. Vale a pena conhecer as idéias de Michael Porter sobre este assunto.
    Abraço, Cidio
    http://foradoponto.blogspot.com/2009/07/repensando-o-sistema-de-saude-michael.html

    ResponderExcluir
  2. Eu penso qeu o prontuário eletrônico será como foi o PC, a internet e o celular: ele fará parte da rotina diária da maioria da população. Mas como ainda é hoje, pessoas optam por não possuírem celular, pc ou internet. E a cada opção, há perdas e ganhos. Eu ainda acho aceitável abrir parte de alguma privacidade para ter certas facilidades no dia a dia.
    Muito interessante o artigo do Michael Porter! Acho que ele tocou em pontos fundamentais para o redirecionamento da atenção à saúde.

    ResponderExcluir