26 de ago. de 2010

iPhone 4 no Brasil em Setembro - Vantagens e desvantagens para profissionais de saúde


A Tim começa ainda hoje a receber cadastros para potenciais interessados na compra do iPhone 4, da Apple, informou a operadora na tarde desta quinta-feira. Ainda não foi divulgada a data nem o preço do aparelho e os planos a serem oferecidos, mas especula-se que o preço fique na faixa de uns R$3.000,00.

Um problema ainda quando se pensa no iPhone 4 é relativo ao formato do chip. No novo modelo (assim como no iPad) o padrão é o micro-SIM, menor que o que estamos habituados a usar. Atualmente, só a Vivo vende o chip micro SIM usado em iPads no Brasil.



iPhone 4:
  • novo desenho com acabamento em aço inoxidável e a tela em vidro;
  • mede apenas 9,3 mm de espessura (24% a menos que o iPhone 3GS);
  • 3G, GPS, Wi-Fi e Bluetooth, mas agora conta com um novo microfone para cancelamento de ruídos e câmera frontal para videochamadas com 5 megapixels e flash LED integrado, além de zoom de 5x, grava vídeos de alta definição (720p). Usando o Face Time (tecnologia que permite videoconferência via Wi-Fi) que permite discutir casos por chamada por vídeo, mostrando o paciente ou a lesão em tempo real. Contudo, a tecnologia usada (NAT - Network Address Translation) dificulta a comunicação com Macs e outros computadores, limitando por enquanto a funcionalidade apenas aos donos do tão sonhado iPhone 4.
  • sistema operacional iOS4, com mais de 100 novos recursos, traz além do Google e do Yahoo, o Bing, da Microsoft, como mais uma opção de mecanismos de busca.
  • multitarefa: possível consultar um app médico e ver seus emails ao mesmo tempo, além de pesquisar na internet.

Outro problema que eu vejo é o fato da vídeos-chamadas do Face in Time serem via Wi-Fi (curto alcance e ampla largura de banda). A largura de banda é uma grande limitação que a Apple está evitando por enquanto ao limitar as chamadas do FaceTime para conexões Wi-Fi, pois os vídeos necessitam de uma largura de banda 3G muito maior que as fornecidas pelas empresas. Por exemplo, nesse novo plano da TIM, Liberty Web, a velocidade da conexão é de até 300 kbps e um cosumo de até 300 MB de dados, quando a velocidade cai para 50kbps.

Um comentário:

  1. Bom dia, Leandra.

    O iPhone 4 é mesmo revolucionário, como a Apple anuncia.

    Também acho que o Face Time não irá emplacar por aqui, por enquanto...

    Mas o maior problema, neste fim de 2010, é a falta total do aparelho nas lojas. Tentei por 2 meses comprar o iPhone 4 em qualquer operadora, mas não consegui. Acabei pegando um 3GS...

    Um abraço e parabéns pelo Blog,

    Guilherme Aquino

    ResponderExcluir