25 de ago. de 2010

Cartão do SUS pretende ser o grande trunfo dos Planos de Saúde

O programa criado em 1999, pelo governo federal – o Cartão SUS, nunca deslanchou, mas agora o governo pretende relançar e fazer vingar o cartão, que tem como estratégia garantir que as operadoras de saúde paguem o que devem aos serviços públicos.
Ao renovar a carteira de seus associados, a ação prevê que as empresas inscrevam no documento também o número do cartão do governo. Aqueles que não tiveram o Cartão Nacional de Saúde, a inscrição será automática. Márcia Bassit, secretária-executiva do Ministério da Saúde afirma que “Estão estudando os últimos detalhes com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas a idéia é que tudo esteja pronto até o fim do ano”.
Todas as vezes em que os clientes forem atendidos no sistema público de saúde, as operadoras têm de ressarcir o governo. Durante 8 anos (2001-2009), o governo arrecadou R$495 mil. Estima-se que deixaram de ser arrecadados R$10 bilhões entre 2001 e 2008. Em 2009, a Agência Nacional de Saúde Suplementar criou um sistema específico para fazer a cobrança, que foi suspenso logo no começo, por problemas técnicos.
O Ministério da Saúde acredita que ficará mais difícil o erro nos registros com os números do Cartão SUS na carteira de plano. Além disso, seria uma forma de incentivar o registro de uma parte da população que provavelmente não possui o Cartão SUS, os usuários de planos. Pretende-se com isso, que 35 milhões de pessoas obtenham um plano de saúde.
Fonte: iPlanos de Saúde

3 comentários:

  1. Leandra,
    Ainda acho o cartão do SUS uma utopia. Se ele não conseguiu deslanchar desde 1999, não será agora, 11 anos depois, que conseguiremos efetivar ele.
    O Ressarcimento ao SUS é importante, mas ainda existem problemas muito graves na estrutura de tecnologia do SUS para permitir isto. E a ANS, enquanto agência reguladora, na minha opinião, teria pouca ou quase nenhuma interferência neste processo, já que o ressarcimento ao SUS ainda hoje apresenta falhas estruturais graves.
    Abraços!
    Henriques

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, pesarosamente, mas concordo, Henriques.

    ResponderExcluir
  3. Olá, O Cartão do SUS é parte de um processo.

    1 - Cadastramento: O cartão do SUS cumpriu o seu papel - Cadastramento (http://bit.ly/dD73WQ). Ele não tem função de ir além disso. Ele faz parte de um processo de informatização da saúde e é apenas 1 número.

    2 - Informatização: O importante é vinculá-lo a um prontuário eletrônico. Dar o segundo passo - informatização da saúde. Acabar com o papel é o mínimo (é a parte ecológica do negócio, digamos assim).

    3 - Dar respostas: Não basta informatizar, é preciso um prontuário médico eletrônico que dê as respostas necessárias (um sistema que dê apoio às nossas necessidades). Que ofereça estatísticas, que avalie resultado dos tratamentos (desempenho baseado em resultados clínicos e não operacionais ex: percentual de hipertensos controlados).

    Concluindo, venderam uma idéia de que o Cartao do SUS salvaria nossa vida.. isso,sim é utopia. Precisamos caminhar... mas dando os PASSOS CORRETOS.

    www.meuprontuario.net

    ResponderExcluir