6 de out. de 2010

Unimed-BH integra softwares para gestão de pronto socorro

Depois de construir um dos maiores hospitais da rede privada de Belo Horizonte, projetado para ser referência em atendimentos de urgência e emergência de alta complexidade, a Unimed-BH conseguiu em quatro meses integrar todas as suas soluções de software, para garantir a agilidade e excelência que esse tipo de serviço requer. 
A integração permitiu que aplicações independentes e especializadas de gestão hospitalar compartilhassem informações, unificando a gestão de todo o ciclo de atendimento do hospital, como por exemplo: interfaces de cadastro de pacientes e agendamento de consultas e solicitação de exames. Esses benefícios, mesmo que indiretamente, podem ser sentidos pelos clientes, pois todo o atendimento do médico é feito por meio de um prontuário eletrônico que serve como repositório único das informações dos pacientes, trabalhando de maneira orquestrada nos bastidores com outras soluções, entre elas, os sistemas de back-office, imagem e exames laboratoriais. A Ci&T foi a empresa contratada para a implementação da solução de integração das aplicações; e a Sensedia, para definir guias e padrões para a adoção de governança SOA (Service Oriented Architecture). 
"Já do ponto de vista dos negócios da empresa, os resultados do projeto garantiram melhor confiabilidade, reuso e governança das integrações. O ganho foi uma nova abordagem de integração de sistemas que permite a TI acompanhar o rápido crescimento da companhia, incluindo em seu sistema novas soluções de maneira mais ágil e eficiente", afirma Sehila Evangelista, gestora de TI da Unimed BH. "O barramento SOA permitiu aumentar a produtividade no desenvolvimento de integrações e, além disso, proporciona à Unimed-BH a possibilidade de acrescentar qualquer outro tipo de serviço, numa plataforma padronizada, voltada para os seus processos de negócios. Com a implementação de SOA, o hospital deu seu primeiro passo para o próximo nível de maturidade no desenvolvimento de aplicações, a abordagem BPM", explica Maurício Borges, gerente de Tecnologia da Ci&T. 
Os principais ganhos da utilização dessa arquitetura foram agilidade, pois automatizou o compartilhamento de informações; segurança, que garante a integridade e autenticidade das informações trocadas; extensibilidade, que permite que novas aplicações sejam incluídas sem grandes impactos; continuidade do negócio, já que conta com o monitoramento de falhas e o reprocessamento de mensagens. 
Durante dois meses, um grupo de consultores da Sensedia trabalhou para a definição de guias e padrões para a adoção de governança SOA. "Esta etapa do projeto foi essencial e serviu de base para que a Ci&T pudesse implementar o sistema integrado de gestão hospitalar, num ambiente preparado e com maturidade", explica Kleber Bacili, diretor de tecnologia da Sensedia. 
Para isso, a Ci&T implementou o barramento SOA- IBM Websphere ESB, que permitiu aumentar, significativamente, a produtividade e transparência no desenvolvimento de integrações. Com isso, a Unimed-BH consegue integrar qualquer outro tipo de serviço numa plataforma padronizada voltada para os seus processos de negócios. 
Todo projeto de integração tem suas complicações devido à heterogeneidade dos sistemas legados. Dentro de um sistema hospitalar isso não é diferente, mas os principais pontos são o grau de confiabilidade no meio de transmissão e, também, a integridade da informação trafegada. "Para solucionar essa questão, a Ci&T combinou uma solução de monitoramento/reprocessamento de eventos desenvolvida sob medida para o hospital, com uma infra-estrutura robusta do barramento SOA", explica Borges.
“Estamos caminhando para um atendimento ‘paper free’, pois quase todos os setores médicos não precisam de papel para operar”, disse Gestora de TI, Sehila Evangelhista. Sehila destaca que a redução drástica na utilização de papel em hospitais é uma tendência mundial. Como a experiência está sendo bem-sucedida em uma unidade da rede, em breve deve ser implementada também nas outras.


Fonte: ITweb e BHTI Magazine

2 comentários:

  1. Este tipo de integração feita pela Unimed é fundamental para que a medicina seja mais eficaz.

    Em breve, o prontuário médico online tomará o lugar dos prontuários de papel e também dos prontuário eletrônicos(puramente desktop).

    A solução da Unimed BH é boa mas não me parece viável para unimeds pequenas devido ao enorme custo de implantação; e ainda pelo fato de o prontuário "únido" (em tese) ficar restrito à rede de médicos da UNIMED e ao banco de dados da Unimed BH, ou seja, os médicos de outros planos de saúde não podem acessar este prontuário "único", sendo obrigados a continuarem com o registro em papel. Estas pequenas cooperativas, precisam de um sistema mais acessível do ponto de vista financeiro.

    Mas a solução é boa, do ponto de vista tecnológico.

    Leonardo Alves
    www.meuprontuario.net

    ResponderExcluir
  2. o pronto socorro de unimed bh é algo determinante quando uma pessoa está entre a vida e a morte. Um tem que ser atendido por um bom profissional médico no momento adequado.

    ResponderExcluir