30 de mar. de 2011

Tecnologia da Informação na desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos

Um projeto desenvolvido no Laboratório de Interação Avançada (LIA), do Departamento de Computação (DC) da UFSCar, foi aprovado na chamada pública do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI. A pesquisa, coordenada pela docente do DC Júnia Anacleto, tem como foco o desenvolvimento de soluções de apoio ao processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, ditado por leis brasileiras.

O projeto "Um ambiente culturalmente contextualizado para a interação natural e flexível de apoio ao processo de ressocialização em um contexto hospitalar para pacientes crônicos" atuará no desenvolvimento de novas formas de interação, denominadas "Natural User Interfaces" (NUI), que permitem a interação entre o profissional de saúde e o paciente, usando voz, movimentos, audição, telas sensíveis ao toque, ambientes inteligentes e dispositivos móveis interativos. O projeto conta com a colaboração de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Universidade de British Columbia.

O foco da proposta é a adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apoiando o processo de transição de desinstitucionalização e integração dos pacientes para a sociedade. Junia explica que o projeto procura verificar como as TIC podem melhorar a interação natural de profissionais de saúde com seus pacientes. "No espaço do hospital e seu entorno é necessário investigar como os sistemas interativos baseados em TIC podem prover uma forma mais natural, ambiental e integrada de interagir, oferecendo melhores ferramentas e dispositivos compartilhados de apoio à execução de tarefas, ajudando-os no desafio de acompanhar e assistir os pacientes, potencialmente permitindo um processo mais suave de transição dos pacientes para a sociedade, o que é nosso foco principal, e também obrigatório por lei no Brasil", afirma.

Junia salienta que o desenvolvimento e adoção de novas ferramentas computacionais podem contribuir tanto para o trabalho dos profissionais da saúde, como também para os pacientes, que poderão desenvolver suas habilidades de ressocialização junto à comunidade. "Prevemos que a adoção das NUI, no design adequado das ferramentas computacionais para o profissional de saúde e os pacientes, será útil para qualquer grupo que tenha déficits de socialização, quer devido a distúrbios neurológicos, distúrbios de aprendizagem ou falta de estímulo adequado. Isso será um marco nas pesquisas em TIC, podendo ser a alavanca para estabelecer NUIs como o novo paradigma de interação com a tecnologia, diferente do mouse e teclado que impera hoje", afirma.


O Instituto Microsof Research Fapesp é uma iniciativa para apoiar projetos de pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação propostos por pesquisadores associados a universidades e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo. O objetivo é formar uma rede de pesquisadores capazes de criar novos conhecimentos que contribuam para expandir as capacidades da tecnologia de computação para atender mais e melhor os desafios sociais e econômicos de comunidades desfavorecidas, rurais e urbanas.

Mais informações sobre o projeto desenvolvido na UFSCar podem ser obtidas pelo e-mail junia@dc.ufscar.br.

Leia a matéria na íntegra no FarolCom

Novo vídeo laringoscópio portátil

Para vias aéreas difíceis, nada como um bom vídeo-laringoscópio.
Esse novo modelo CoPilot VL, desenvolvido por um casal de enfermeiros anestesistas, Amy e Jay, que acreditam que o vídeo-laringoscópio deveria ser utilizado em todas as entubações e que o preço não deveria ser um impedimento.
Seu envoltório da lâmina de entubação é descartável com um só toque e a tela pode ser fixada em qualquer suporte de soroterapia ou permanecer no leito do paciente.




Preço: $2.999,00
site: http://copilotvl.com/

Veja mais no site http://www.youtube.com/watch?v=yIQMfTPEeno

29 de mar. de 2011

Aplicativo de iPhone pode ajudar em atendimentos de emergência

Software usa algoritmos adultos e pediátricos para orientar os médicos.
Download gratuito foi testado por um conselho médico britânico.




Um aplicativo para iPhone pode melhorar o rendimento de médicos em atendimentos de emergência. Numa pesquisa com situações simuladas, quem utilizou o iResus © apresentou resultados significantemente melhores que os dos médicos que não usaram. O estudo foi feito pelo Conselho de Reanimação do Reino Unido e publicado pela revista médica “Anaesthesia”.

O software gratuito usa algoritmos adultos e pediátricos para dar aos usuários sugestões de como agir, de forma rápida e com fácil leitura.

Na pesquisa, 31 médicos com treinamento avançado em suporte à vida foram divididos em dois grupos; um deveria trabalhar com o aplicativo e o outro sem. Numa simulação, tiveram de atender a uma emergência de parada cardiorrespiratória acompanhados de um enfermeiro.

Eles foram avaliados num sistema que pontua a eficiência com notas de 0 a 100. Os que usaram o aplicativo atingiram, em média, 84,5 (variação entre 75,5 e 92,5), contra uma média de 72 (variação entre 62 e 87) entre os que não o utilizaram.

“Os médicos em nosso estudo acharam o aplicativo fácil de usar, sentiram que aumentaria a confiança deles em situações de estresse e disseram que gostariam de utilizá-los numa emergência clínica de verdade”, contou o Dr. Daniel Low, anestesista que desenvolveu o aplicativo.
Fonte G1

28 de mar. de 2011

BlackBerry Playbook irá rodar aplicativos Android

O rumor confirmou-se e pela própria RIM: o Blackberry Playbook (que vos apresentei aqui e aqui) irá mesmo ter capacidade para poder correr aplicações Android.
Blackberry Playbook Android


Com esta decisão, o Playbook ganha imediatamente um outro interesse, motivado pelos milhares de aplicações disponíveis no Android Market. Além disso a RIM confirmou que o Blackberry poderá, para além das aplicações Android, correr aplicações desenvolvidas em Blackberry Java, C/C++, HTML5, Adobe Flash ou ainda Adobre AIR. Se isto não é polivalência…
Relembro-vos que este interessante e robusto tablet tem lançamento previsto em Portugal para o próximo dia 19 de Abril nos EUA (com um preço base de $499) e que vem equipado com um ecrã de 7″ (1.024×600 pixels), um processador dual-core de 1GHz (com processamento simétrico), 1GB de RAM, sensor traseiro de 5 megapixels, sensor frontal de 3 megapixels, saída HDMI, browser com suporte para HTML5 e Flash 10.1, 3G, WiFi a/b/g/n, Bluetooth 2.1 e umas dimensões de 194x130x10 milímetros para um peso de 425 gramas.

27 de mar. de 2011

Conselho Federal de Medicina lança código de ética médica para iPhone e iPod touch


Médicos e profissionais da saúde de todo o país agora poderão ter, gratuitamente, todo o Código de Ética Médica na palma da mão, direto no seu iPhone ou iPod touch. O aplicativo é fruto da parceria doConselho Federal de Medicina (órgão máximo de medicina no Brasil) com a MedPhone.


Todos os artigos são divididos por capítulos, com opção de busca de palavras e sinalização de favoritos. Um índice remissivo também ajuda a encontrar o assunto procurado. Totalmente em português, ele permite também o envio de qualquer artigo para um email de sua escolha.


E o melhor: ele é totalmente de graça, o que faz sua presença obrigatória no iPhone de qualquer médico. Ele pode ser baixado na App Store (link) e é compatível com iOS 3.1.2 ou posterior.
Fonte: Blog do iPhone  via Dr. Carlos Andrade @charlesbigfoot

Links da semana da TI Medicina


25 de mar. de 2011

Curso da Next/Icict sobre tecnologias interativas na educação, pesquisa, gestão e saúde e noções de computação em nuvem


 "Andando nas nuvens: Introdução ao uso das tecnologias interativas na educação, pesquisa, gestão e saúde e noções de computação em nuvem"

O Núcleo de Experimentação Tecnológica (Next/Icict) realizará, de 16/5 a 24/6, o  "Andando nas nuvens: Introdução ao uso das tecnologias interativas na educação, pesquisa, gestão e saúde e noções de computação em nuvem". 
O curso a distância é um derivativo dos worhshops 'Andando nas Nuvens', realizados pelo Next em duas versões presenciais, em 2010 . 
Um dos objetivos do curso é o ensino das possilidades de implementação de tecnologias interativas em ambientes de ensino e pesquisa, em particular na área da saúde. Esta primeira edição do curso tem o caracter de experimentação com o objetivo de sua consolidação como curso permanente.

Inscrições: 21/3 a 19/4/2011
Período do curso: 16/5 a 24/6/2011
Curso Gratuito.

24 de mar. de 2011

Anatel aprova celular de fim médico desenvolvido no país

A Anatel homologou o primeiro celular desenvolvido com tecnologia nacional para finalidades médicas.
Produzido pela CellDesign, ele funciona como qualquer aparelho (faz chamadas e envia mensagens). Mas seu objetivo é unir essas funcionalidades para o monitoramento de pacientes e pessoas idosas à distância.
Estima-se que 75% dos acidentes com idosos aconteçam dentro de casa. A maioria das quedas -que representam 30% dos acidentes- acaba levando à morte pessoas acima de 75 anos.

Por isso, a CellDesign criou o BP. O aparelho possui um botão de SOS que, uma vez acionado, dispara torpedos com "pedidos de socorro" para cinco números cadastrados na memória.Caso nenhuma delas receba a mensagem, o telefone efetua ligações para os números automaticamente até que um deles atenda.


Disputa Jurídica
Emborrachado, ele resiste a quedas de até 1,80 m e possui sensores que captam o movimento de queda. Neste caso, torpedos são enviados e poderiam até conter a localização da pessoa. Mas ainda existe uma discussão jurídica se esse tipo de serviço será autorizado no país.
Um aplicativo pré-instalado permite cadastrar nomes de remédios a serem ministrados, dosagens e horários. O celular avisa tocando um alarme no horário agendado, mesmo se estiver desligado. Detalhe: o toque é compatível com aparelhos auditivos (que operam com frequências de até 25 decibéis).
Segundo o engenheiro Armando Kilson Junior, que desenvolveu o BP, as operadoras já estão interessadas, mas o aparelho será vendido pela internet a R$ 685.
Fonte: Folha UOL via Contabilidade na TV

23 de mar. de 2011

Samsung galaxy Tab 8.9 e Galaxy Tab 10.1

Telefonia - Submarino.com.br
O diz e o desdiz foi muito, e ocorreu até mais que uma vez. Mas a verdade é que a Samsung vai mesmo lançar um novo Galaxy Tab 10.1 e aproveitou a apresentação do Galaxy Tab 8.9 para o oficializar!
Novos Samsung Galaxy Tab


Tal como previsto, foi ontem que a gigante sul-coreana apresentou o seu mais recente tablet, o Galaxy Tab 8.9. E a grande novidade deste tablet é que cumpriu com a promessa de ser muito fino: 8,6 milímetros de espessura garantem-lhe, inclusive, o fato de ser mais fino que o iPad 2

Com um peso de 470 gramas (apenas umas quantas gramas acima dos HTC Flyer ou RIM Blackberry Playbook, ambos de 7 polegadas), o Samsung Galaxy Tab 8.9 vem equipado com um tela LCD tátil do tipo capacitivo com uma diagonal de 8,9 polegadas e resolução de 1.280×800 pixels. O processador funciona a 1GHz e é dual-core sendo que o Galaxy Tab 8.9 estará disponível em três versões: com 16GB, 32GB ou 64GB de armazenamento interno. 

Mais: há uma entrada para cartões microSD, um sensor fotográfico traseiro de 3 megapixels (com flash LED, focagem automática e gravação de vídeos em 720p), um sensor frontal de 2 megapixels, Bluetooth 3.0, WiFi 802.11 a/b/g/n, acelerómetro, giroscópio, bússola digital, uma porta USB 2.0 e uma bateria de 6.000mAh. Opcionalmente poderemos também optar por ter um módulo 3G para acesso a redes móveis de dados ou mesmo efectuar e receber chamadas de voz. 

Tudo isto funciona sobre o Android 3.0 Honeycomb mas com a diferença de ser o primeiro tablet a incluir uma interface personalizada, o TouchWiz UX. Segundo o Engadget, que já conseguiu brincar um pouco com este novo Galaxy Tab 8.9, o TouchWiz UX traz novidades como widgets redimensionáveis e uma experiência de utilização aprimorada. Reservamos uma opinião concreta para quando testarmos tudo isto. 

Além do Galaxy Tab 8.9, a Samsung apresentou também um novo Galaxy Tab 10.1 que retoma exatamente o mesmo design do 8.9, com a mesma espessura, mas com um ecrã de 10,1 polegadas e uma bateria de 6.800mAh mantendo todas as outras características enunciadas para o Galaxy Tab 8.9. O que faz com que se perca, perante o modelo apresentado no MWC 2011, a câmara de 8 megapixels e a gravação de vídeo em 1080p tal como a saída HDMI ou ainda o Tegra 2 da Nvidia se bem que este último ponto ainda está em aberto pois a Samsung não confirmou qual o processador que virá incluído nestes tablets. 

Ao que parece, o lançamento que estava previsto para o modelo do Galaxy Tab 10.1 apresentado em Barcelona vai manter-se sendo que este novo modelo apenas deverá chegar ao mercado no dia 8 de Junho

E já que falo em chegada ao mercado, também no preço a Samsung decidiu passar os seus Galaxy Tab por uma dieta rigorosa. O novo Galaxy Tab 10.1 será colocado à venda por $499 na versão WiFi de 16GB sendo que a versão de 32Gb custará $599. O Galaxy Tab 8.9 por seu lado, custará $469 para a versão de 16GB e $569 para versão de 32GB. 

Sem dúvida que este anúncio, pelo design, características e preços apresentados vem mexer com o mercado. E quem ganha com isso somos nós, os consumidores! 

De seguida deixo-vos um vídeo filmado pelo Engadget e que nos dá a conhecer um pouco melhor estes dois novos tablets.

Novos Samsung Galaxy TabNovos Samsung Galaxy TabNovos Samsung Galaxy TabNovos Samsung Galaxy TabNovos Samsung Galaxy TabNovos Samsung Galaxy TabNovos Samsung Galaxy TabNovos Samsung Galaxy Tab Fonte via Revolução Digital

20 de mar. de 2011

Prevenção do cancer de cólon no Canadá

A associação de cancer colorretal do Canadá lançou uma campanha muito interessante para a prevenção do cancer colorretal. Foi intitulada “Get Your Butt Seen” ou “Faîtes voir vos fesses”.



A campanha digital, online em Inglês em www.getyourbuttseen.ca e em francês no www.faitesvoirvosfesses.ca , está ligada à página do Facebook CCAC , e conta com anúncios de trânsito, placas digitais e um comercial de televisão.

mídia em ônibus

mídia em ônibus

Além disso eles contam com a campanha do Giant Colon:


19 de mar. de 2011

Indicação de leitura: Metafísica Médica do blog Ecce Medicus

Recomendo a leitura do artigo Metafísica Médica IV, de Karl, onde ele questiona baseado em quê as decisões médicas são tomadas. Leia um trecho:


"Quanto mais a esfera de aplicação se torna racionalizada, mais o exercício de julgamento associado à experiência prática no sentido próprio do termo, deixa de ocorrer"

Isso explica muito da tecnologização de medicina e de sua "impessoalização". Não queremos mais médicos idiossincrásicos, individualistas, artistas de suas especialidades. Queremos opiniões uniformes, alinhadas com as últimas "notícias" produzidas pela literatura científica, a última "moda" em exames de imagem, etc. Os médicos também se acostumam a guidelines, diretrizes, algoritmos de conduta e terminam por pensar que essa é a única racionalidade correta da medicina. Há um imperativo ético na conduta de um médico. Ele tem que possibilitar o que há de melhor para seus pacientes. Sempre. A questão é saber se a Ciência Médica é a única capaz de julgar a eticidade dessa conduta ou se há outras formas de fazê-lo. Se a racionalidade clássica que é quem provoca essa tensão tem alguma alternativa (Cronje, 2003). E somos então remetidos à Ética da Crença. Mas isso é outra história e será um outro post, espero."

Recomendo também a leitura da série:


O Ecce Medicus surgiu da necessidade de uma reflexão mais aprofundada da prática médica. Acredito que a Medicina passa por uma profunda crise. Uma crise num produto científico-cultural como é a Medicina, sempre se manifesta sob várias perspectivas, e nunca vem isolada. 
Fazem parte: 
  • o esgotamento ético que tem por base o próprio médico, 
  • o paciente e tudo que gira em torno dessa relação como grandes conglomerados farmacêuticos, 
  • fornecedores de materiais médico-cirúrgicos, convênios e seguradoras de saúde, instituições hospitalares e acadêmicas, 
  • políticas de saúde nos diferentes países e culturas do planeta. 
  • A tecnologização da prática médica e a quase impossibilidade de percepção desse fenômeno pelo médico comum. 
  • A redução da ciência médica à tecnologia e seus derivados imediatos tendo como consequência mais grave, a constituição contemporânea do conceito de doença pela tecnologia ela mesma, entre outros tantos problemas. 
Com isso, não poderia furtar-me da filosofia. Muito mais uma reflexão sistemática que um filosofar rigoroso, a filosofia do Ecce Medicus é indissociável do mundo da vida, em especial do mundo da prática médica. Com Rorty, acredito que o papel da filosofia hoje é muito mais explicar nossa cultura e provocar reflexões críticas. Assim, pretende-se, ambiciosamente, produzir uma crítica da razão médica. Eritis sicut dii, a epígrafe do blog, é a fala da Serpente do Paraíso à Eva - "sereis como deuses" - ao oferecer-lhe a maçã do conhecimento. É o que alguns médicos arrogante e inocentemente acham de si. Entretanto, é uma divina dúvida que quero revelar. 
É a autópsia desse pensamento técnico e moral do médico contemporâneo que me interessa. Seu pequeno mundo, suas certezas, seus deslizes, suas angústias, são o material que servirá de objeto aos propósitos desse weblog. Para que se possa contribuir com um conhecimento - não como um pacote pronto, mais que isso - um projeto sempre inacabado - de como um médico se torna o que é, nos dias de hoje. Eis o médico, pois. Ecce Medicus

17 de mar. de 2011

Aprenda anatomia da maneira tradicional no iPhone


O novo aplicativo, intitulado Aspectos da Anatomia, fornece 38 vídeos curtos(3 a 8 minutos cada) de aulas práticas de anatomia clínica com o Professor de Anatomia Clínica da Warwick Medical School, Peter Abrahams.
São 27 vídeos sobre tórax e membros superiores e 4 aulas de condições clínica comuns: Coronary Angiography, Colles fracture, Carpal Tunnel Syndrome, and Breast Disease.
Além disso, ainda conta com um questionário muito interessante ao final de cada vídeo.

Assista ao vídeo abaixo:
Fonte: medgadget

14 de mar. de 2011

Comparação do iPAD 2 x Sansumg Galaxy tab 10 x Moto xoom x HP touch pad x LG Optimus x Blackberry Playbook

Informática - Submarino.com.br
Clique na imagem para vê-la ampliada

Esse comparativo dos tablets é muito interessante, e permite uma ideia das diferenças e semelhanças entre eles.
O maior e mais pesado deles é o Moto Xoom com dimensões de 24,9 x 16,7 x, 1,2 cm e peso de 730 g, enquanto o menor e mais leve é o LG Optimus com 11,3x5,9x1,3cm e 129 g, que inclusive possui câmera 3D.
O moto Xoom e o Galaxy Tab 10 tem as maiores telas, 10 polegadas,  e a melhor resolução com 1280 x800 com 160 dpi.
Além de tablets, são telefones celulares o Galaxy Tab 10, LG Optimus Pad e o HP touch Pad.
O Samsumg Galaxy Tab tem a bateria de maior duração.
A maior quantidade de aplicativos médicos encontra-se na Apple Store, seguida pela App Android Market.

Escolha o seu e deixe suas opiniões nos comentários!

13 de mar. de 2011

Dispositivo transmite leituras de glicemia sem necessidade de computador ou celular



PositiveID Corporation anunciou que terminou o desenvolvimento de um dispositivo stand-alone portátil para retransmissão de leituras de glicose para um banco de dados on-line. Ele recebe dados via USB de glicosímetros e transmiteos dados via wireless máquina a máquina (M2M) para um banco de dados on-line.

A unidade é projetada para não exigir um computador para que os usuários podem inserir suas leituras e mandá-las diretamente para o servidor para a avaliação médica médica.

9 de mar. de 2011

Perfis para seguir: Medicina no Twitter

Alguns perfis interessantes do twitter que vale a pena seguir:



Médicos:


Institucionais e afins:
  • @historymed HISTÓRIA DA MEDICINA: Dr. Elvio Armando Tuoto, historiador médicos e neurologista.

    Humor e Variedades


    E não se esqueça de sehuir o perfil do blog @timedicina no twitter


    7 de mar. de 2011

    Aplicativos Médicos por Especialidades: Clínica Médica e Generalistas

    Aplicativo Guia dos Remédios
    Idioma: português
    Idioma: Português
    Preço:$ 4,99
    Desenvolvedor: MedPhone

    Arritmias Cardíacas do MedPhone é oprimeiro aplicativo em português sobre arritmias para iPhone, iPod e iPad.
    Idioma: Português
    Preço:$ 4,99
    Desenvolvedor: 
    MedPhone



     Suporte Avançado de Vida é um aplicativo todo em português Br, baseado no ACLS e no Harrison, é uma ferramenta para o atendimento de várias condições de emergência.
    Idioma: Português
    preço: R$5,99


    Tudo em um:


    Skyscape Medical Resources - Free - Skyscape Medical Resources é uma coleção de informações médicas e recursos de apoio à decisão para os profissionais de saúde. Quando você instala o aplicativo, ele irá baixar seus recursos livres, que incluem RxDrugs (base de dados de medicamentos e calculadora integrada com doses baseadas
    em peso) , OCM (850 tópicos separados em medicina interna) e calculadora médica Arquimedes. Além disso, há neste link (http://www.skyscape.com/estore/physicians.aspx) a busca por apps por especialidades (pagos)que são baixados via skyscape.
    Idioma: Inglês
    Preço: grátis


    Epocrates:  Rx (grátis) e Epocrates Essentials (paga). O Epocrates RX possui base de dados de medicamentos, interações medicamentosas, identificador visual de pílulas e calculadora médica. Epocrates Essentials possui além
    desses banco de dados sobre doenças com tratamento baseado em evidências,diretrizes para tratamento de doenças infecciosas, testes laboratoriais com indicação e interpretação além de dicionário médico, CID 9. Idioma: Inglês.
    Preço: Grátis e $159 (1 ano) e vale cada centavo investido.

    Lexi-Comp: bases de dados de drogas, identificação visual de pílulas, as dosagens e contra-indicações, bases de dados disponíveis de medicamentos pediátricos e dosagens
    , informações clínicas selecionadas de Harrison's Textbook of Medicine, CID 9 , bancos de dados de doenças bucais e manuais de condições periodontais, 
    bem como bancos de dados em espanhol, toxicologia com lista de 
    produtos domésticos,  com os ingredientes ativos. 
    Idioma: Inglês e Espanhol.
    Preço: verão trial por 30 dias, cada suite de $75,00 até $260,00 pela versão completa.



    Diagnosaurus:  pesquisar em mais de 1.000 diagnósticos diferenciais por sistemas, sintomas, doenças ou visualizar todas as entradas.Trata-se uma ferramenta valiosa na busca de diagnósticos diferenciais. Foi desenvolvido pela
      McGraw-Hill e usa informações do livro CURRENT
    Consult Medicine. Muito bom!
    Idioma: Inglês
    Preço: grátis para Palm, Windows Mobile, Blackberry e Symbian. $0,99 para o restante.


    Calculadoras:


    Calculate by QXMais de 150 calculadoras exclusivas e ferramentas de apoio à decisão, classificadas por especialidades, como ferramentas para reduzir e prever complicações peri-operatórias (Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica OMS), Guia de tratamento (Hipernatremia (calcular o déficit hídrico, pontuação CHADS2 para guiar o tratamento de fibrilação atrial),
    determina o prognóstico ( insuficiência cardíaca, linfoma, Síndrome Mielodisplásica, Mieloma, Glomerulonefrite, Hemodiálise, DPOC, pancreatite), cálculo de dose (Quimioterapia baseada em Superfície de Área Corporal, tPA na fase aguda do AVC, Fenitoína na insuficiência renal e hipoalbuminemia), diagnostica (Trombocitopenia induzida por heparina, endocardite infecciosa, SARA,  hepatite auto-imune) e muito mais! Design elegante e  interface intuitiva.

    Gratis.

    CardioCalc: do mesmo desenvolvedor da acima, mas direcionado a cardiologia, com risco cardiovascular, prognóstico na ICC, CHADS2 score para tratamento da fibrilação atrial, prediz mortalidade e risco na cirurgia cardíaca e muito mais. Blackberry, iphoneandroid.
    Preço: $0,99

    InfusionCalc: é uma calculadora de infusão. Digite a posologia  (mcg / kg / min), a dosagem (mg oumcg), o volume de líquido (ml), gotas/min, e peso do paciente (kg ou libras).
    Preço: R$1,83



    Medcalc 3000:  dividida em especialidades a venda separadamente: endocrino, pneumologia, nefrologia, neuro, nutrição, farmacologia, pediatria, cardiologia, infectologia, estatística médica, gastrointestinal por R$8,22 cada; e versão completa por R$16,45. Android e iphone.





    E a Archimedes 360 do Skyscape, disponível para todas as plataformas.





    Diversos e Utilidades:

    MobileCare Tools: permite acesso a informações de CID-10. É possível pesquisar pelo nome das doenças ou utilizar o menu interativo para localizar uma doença de acordo com seu Capítulo, Grupo e Categoria.
    O MobileCare permite também acesso a informações de códigos de procedimentos nas tabelas AMB92, AMB96, mais duas edições da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) - 5a. edição e edição 2010. A versão 1.3.0 possui a CBHPM de 2010. iPhone, Android, Blackberry
    Idioma: português
    preço: grátis.


    Aplicativos Médicos por Especialidades: Clínica Médica e Generalistas é um post original do Timedicina