30 de mar. de 2012

O IPAD e o Diabetes

No site da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) encontrei este post do Dr. Marcio Krakauer, onde ele fala sobre os aplicativos para controle de diabets utilizados no iPad.

O iPad é o mais novo fenômeno tecnológico da humanidade. Assim como ele, outros tablets estão sendo lançados e desenvolvidos e parece mesmo que esse é grande “hit” do momento, o que há de mais “Hi Tech” entre os Gadgets.
Mas, será que esse poderoso aparelho, também pode ajudar de alguma forma no gerenciamento e no controle do diabetes? A partir desta pergunta fiz uma ampla pesquisa, e trago a vocês, alguns dos usos dos famosos “apps” (aplicativos) para iPad que colaboram no tratamento do Diabetes.

Procurando a palavra Diabetes na iTunes Store, achei 35 aplicativos próprios para o iPad, 6 deles gratuitos e o restante variando de $0,99 a $9,99. Estes aplicativos são na maioria em inglês e acessíveis na iTunes store Americana.
  • Receitas de pratos mais indicados para os portadores de Diabetes
  • , indicando também dicas de como lidar com a alimentação, talvez as maiores e mais frequentes dúvidas de todos os portadores de diabetes e seus familiares. A maioria destes apps vem com fotos, modo de preparo e até videos ensinando a realizar as receitas, em geral deliciosas. Veja o 900 Diabetes Recipes, Dietician-X e o Delicious Diabetic Recipes entre vários.
  • Guias dos bons cuidados
  • , dicas como se fossem mini livros explicando sobre a doença, como cuidar dos pés, como prevenir as complicações, enfim, tudo sobre o Diabetes.
  • Técnica da contagem dos carboidratos com
  •  alguns ótimos apps que ajudam demais nesta tarefa. Recomendo o Carb counting with Lenny, um aplicativo da Medtronic, bastante divertido e completo. Muitos outros estão disponíveis, e alguns interessantes que utilizam fotos dos alimentos para facilitar a contagem. 

App Dieta de controle de IG baixo
  • Dietas
  • : Dieta do índice glicêmico, bem explicada e fácil de se aplicar com ajuda do aplicativo. Há alguns aplicativos que são um diário para se anotar tudo o que comemos ao longo do dia e também os exercícios realizados além dos valores glicêmicos e as medicações e insulinas que foram utilizadas. Um aplicativo sobre lanches para diabéticos de 50 a 250 calorias pode ser encontrado e consultado. Para quem tem interesse há um “guia de terapia baseada nos sucos”, algo… inusitado!
Miniatlas

  • Aplicativo muito interessante é um Miniatlas com figuras interessantíssimas sobre diabetes e suas complicacões e outro sobre Síndrome Metabólica (Metabolic Syndrome Miniatlas). Outro, um aplicativo que abre um programa de TV com informações de saúde com convidados especialistas.
  • Podemos encontrar vários aplicativos, na verdade estes são a maioria, que ajudam a gerenciar a doença. Por exemplo: Diabetes Buddy, Blood Sugar Diabetes control HD, GluCoMo (este muito legal!) entre outros. Com estes aplicativos a pessoa pode ir à consulta com todos os dados bem organizados, ou enviar constantemente planilhas para sua equipe de saúde.
  • Ajuda a fornecer o diagnóstico de Síndrome metabólica
  • : o MS (verde) pede alguns dados como circunferência abdominal, e valores sanguíneos, e apartir disso ajuda a ver o risco de Síndrome metabólica. O Metabolism-X também merece uma olhada.



Dr. Marcio Krakauer
Médico Endocrinologista. Colunista do site da SBD. Presidente da ADIABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário