11 de mar. de 2012

Scanner portátil : o tricorder de Star Trek



Quem se lembra do famoso Tricorder de Star Trek, que com uma simples aproximação do sensor fornecia o diagnóstico e muitas vezes tratava o paciente?

tricorder
A empresa Scanadu está desenvolvendo um scanner de diagnóstico médico capaz de detctar os sinais vitais e enviar toda a informação diretamente para um smartphone. O Tricorder Médico será capaz de medir a pressão arterial, função pulmonar, temperatura corporal e (supostamente) é capaz de fazer análises simples de urina. 

A Scanadu tem como principal objetivo, desenvolver uma tecnologia de diagnóstico móvel, capaz de colocar nas mãos dos “consumidores de saúde”, informações acerca da sua própria saúde. Conquistou o interesse dos investidores, levando-os a financiar o projeto em cerca de 2 milhões de dólares (mais de 1.5 milhões de euros). Veja o Vídeo abaixo:



Durante a CES 2012, a premiação Qualcomm Tricorder X Prize anunciou que vai pagar um prêmio de 10 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de reais, de acordo com a cotação atual) para quem desenvolver um aparelho com função semelhante à do tricorder.
imagem do vídeo mostrando o Tricorder scaneando "rash" na criança

Informações recebidas pelo pai sobre a condição clínica

Desse modo, a empresa exige que a invenção seja leve o bastante para ser transportada facilmente, podendo pesar, no máximo, 2 kg. Além disso, o dispositivo deve ser capaz de interpretar e medir sinais de saúde de uma pessoa e, por meio disso, conseguir diagnosticar pelo menos 15 doenças.

Estaremos ansiosos a espera da invenção!


Fonte: TDUG e Scanadu, TechMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário