21 de mar. de 2012

Medicina e o uso da tecnologia móvel. ( iPhone, iPad e Android)


Do blog Neurocirurgia, trago esse post do Dr. Júlio Leonardo Barbosa Pereira, que gostei bastante:

“Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados.”  Friedrich Nietzsche

A medicina sofreu uma grande revolução com os avanços tecnológicos nas ultima décadas. Uma das grande revoluções foi o desenvolvimento de tecnologia móvel como iPad, iPhone, Mobile e outras Tables.
No dia-dia percebo que a grande parte de meus colegas fazem o uso de forma bastante diferente dessas tecnologias. Resolvi listar as 7  maiores utilidades dessa tecnologia para o dia-dia do médico.

1)    Atualização Científica:A tecnologia móvel permite que seja possível se atualizar em qualquer momento.  Diversos aplicativos podem nos auxiliar como: RSS Mobile, RSS, Fan Page no Facebook relacionados a Neurocirurgia

2)    Documentação de dados de pacientesÉ possível fotografar e deixar documentado os exames dos seus casos cirúrgicos. Isso permitiu que ao ser solicitado você possa lembrar do caso do seu paciente. Existem programas (aplicativos) para iPhone, iPad e android que permitem que isso seja realizado.

3)    Organização PessoalO uso dos calendários permite sincronizar as datas das cirurgias e das consultas no seu tablet e mobile. Isso facilita para que você saiba sua programação a qualquer momento.

4) Estudando com o iPad (Tablet)O tablet otimizou a atualização médica e sua forma de estudo. Pela lojas virtuais da Amazon, Apple Store e outras é possível comprar livro e deixá-lo no seu computador. Quando for necessário eles estarão de forma ágil nas suas mão para você tirar suas dúvidas.
 
5) Facebook , Twitter, Blogs e LinkedinSem dúvidas um dos maiores problemas na atualidade é selecionar as informaçoes que encontramos na internet. São milhares de artigos diariamente e é difícil selecioná-los. Hoje possuímos algumas ferramentas que podem nos ajudar nessa tarefa. Destaco os Blogs, Facebook. Twitter e Linkedin.
Com o uso dessas ferramentas, você pode conectar a pessoas que se interessem sobre o mesmo tema e toda vez que alguém publica neste grupo você é informado.
 
6) Aplicativos para iPhone, iPad e AndroidExistem diversos aplicativos que podem ajudar nas tarefas simples diárias como o uso de: Tabelas de procedimentos, Cid, medicamentos e Códigos.
Outra atividade que os aplicativos podem trazer são o uso das escalas médicas. Em neurocirurgia podemos destacar o Neuromind, que possui as principais escalas do dia-dia do neurocirurgião.
 
7) Orientação aos pacientesObservo pouco médicos usarem as novas tecnologias para orientação de um paciente. Em áreas especificas como neurocirurgia é difícil explicar a um paciente uma abordagem cirurgia sem o uso de vídeos o animações.
Existem diversos vídeos no youtube como no canal neurocirurgiabr, Canal Hermes que possui ótimos vídeos ilustrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário