31 de mar. de 2012

Para médicos que gostam de aprender "de orelhada": Podcasts

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4.

O bacana do podcast na minha opinião, são as conversas informais sobre os mais variados temas e que além de instrutivas são divertidas. Eles podem ser ouvidos diretamente da página da internet ou baixados para celulares, ipods, MP3 players, etc. E você pode baixá-los de graça no iTunes no seu iphone ( ou baixá-los como MP3 e salvá-los no Android) e escutar no horário que é mais conveniente4, como por exemplo nas caminhadas ou na academia!

A notícia ruim é que sobre Medicina e Saúde são escassos em português. Mas vou citar alguns e quem sabe isso estimula quem tem interesse em produzí-los, já que a procura não é pequena.


New England Journal Medicine Interviews: entrevistas da NEJM com médicos renomados sobre diversos assuntos médicos.

NEJM This Week Audio Summaries: Sumários sobre os temas semanais da revista.

Fleury - canal para Médicos: o canal de podcasting do Fleury Medicina e Saúde, com temas como Estudo valida profilaxia usada para infecções graves em recém-nascidos, Estimativa da função pulmonar pós-operatória tem grande participação na definição do tratamento do câncer de pulmão, Como usar os diferentes exames de imagem no manejo da neoplasia pulmonar, etc.

Listen to The Lancet:  podcasts de entrevistas e discussões médicas com especialistas.




No iTunes, na categoria podcast tem vários temas interessantes em Medicina, mas praticamente tudo em inglês. Outros sobre medicina: 
1. ACC Conversations with Experts
2. Johns Hopkins Medicine podcast
3. JAMA Audio Commentary

Saúde: 

Pode ter Saúde (Amil): Temas variados da Amil, como 
Sono e genética: qual a relação?, Redução de sódio em alimentos industrializados, Segurança do paciente no Centro Médico, A importância da vacinação infantil e muito mais.

Papo de Gordo: um programa de áudio quinzenal, em que rola um bate papo informal entre gordos – nem que sejam gordos apenas em espírito – sobre dietas bizarras, farras gastronômicas, receitas light, hábitos alimentares pouco recomendáveis, roupas apertadas e muito mais. O Papo de Gordo venceu o Prêmio Podcast 2009 na categoria “comportamento” tanto na votação popular quanto pelo júri técnico.

Tecnologia:

 PapoTech: com João Roberto Gandara, Vinícius Lobo e Bia Kunze, bate papo informal e bem humorado sobre os lançamentos e notícias do mundo digital. Neste podcast discute-se sobre informática, fotografia digital, home theater, HDTV, Smartphones, Tablets, GPS, radioamadorismo e outros assuntos interessantes.
Podsemfio: Bia kunze e Vivícius Lobo discutem sobre smartphones e tecnologia móvel.





Quem souber de mais algum interessante, me mande por email que atualizo o post: leandracarneiro@gmail.com

Um comentário:

  1. Leandra,

    Vc tem sugestões para se publicar podcasts? Eu usava o divshare que fornecia o link para colar no blog, mas agora sem sucesso.

    Obrigado,

    PAblo

    ResponderExcluir